18 de agosto de 2017

Qual a melhor hospedagem?


Estou no mercado digital/desenvolvimento de sites há três anos. Obviamente isso não me faz a maior especialista no assunto, mas tenho certeza que meu empenho, me fez avançar muito rapidamente. Percebo nesses 3 anos que uma das grandes dificuldades para todos são as hospedagens.

E como saber qual é a melhor? E quais os aspectos mais importantes para serem considerados?

Deixando bem claro, que nesse post, vou apresentar minhas percepções e não uma verdade absoluta.

Vamos lá!

Quando um cliente entra em contato e me pergunta qual a hospedagem ele deve contratar. Sempre faço um levantamento de valores entre algumas que já trabalho, mas tendo sempre sugerir Locaweb.

E daí vocês me perguntam:

"Porque Dani? Eles são os melhores do mercado?" 

Não, infelizmente  não. Mas na Locaweb, quando preciso resolver um problema, sempre me atendem. Ao contrário de outras, e esse atendimento é especializado, pois a AW Digital é "Cliente Parceiro". Além disso, já tenho conhecimento no painel de controle deles. Isso facilita demais quando preciso resolver o problema do cliente.

Então as primeiras sugestões para a escolha de uma hospedagem são:
> Verificar com referências se a hospedagem em questão tem um atendimento especializado e se realmente atende;
> Verificar com a agência desenvolvedora do site se eles têm familiaridade com essa hospedagem.

Outra sugestão que posso dar quanto a contratação de hospedagem, é de não escolher hospedagens que não sejam conhecidas, pois na minha opinião, sempre dão problemas e nunca conseguem resolvê-los, e pasmem, na maioria das vezes essas hospedagens são revenda de alguma já conhecida, com atendimento de alguém que não entende nada sobre o assunto, ou seja, você paga mais caro pela mesma hospedagem mas tem um atendimento pior.

Sugiro ainda que se quiserem ter e-mails personalizados (o que recomendo, mas isso é tema para outro post) seja feita a contratação de um serviço de e-mail profissional separado, como o Gmail para empresas, por exemplo.

Isso porque vincular o seu e-mail à hospedagem é uma grande dor de cabeça. Se a hospedagem ficar instável seu e-mail ficará também e se for necessário realizar uma transferência do seu site de hospedagem, o e-mail será um grande inimigo e você poderá até desistir de fazer essa troca, que muitas vezes é necessária.

Importante não se apegarem apenas nos valores, então não procurem a hospedagem de site mais barata. Hospedagem de site é um fator muito importante, pois se seu site estiver em uma que não aguenta o peso dos arquivos, ou não aguenta a quantidade de acessos, ou mesmo tem muita instabilidade, seu negócio será prejudicado, prejudicando assim seu faturamento.

Obviamente como esse é um post com minhas opiniões pessoais, e não um post pago (apesar de parecer, não é), não posso deixar de citar a Gblix.net, que foi uma hospedagem que me surpreendeu muito nesse último ano.

Ainda não tenho muita familiaridade com o painel deles, que na verdade é um CPanel normal, mas o bom atendimento do Gustavo (dono da Gblix) que sempre me ajuda com todas as minhas dúvidas, é exemplar.

Esses são aspectos gerais que acho importante citar. E você? Já teve algum problema com hospedagens? Me conte nos comentários

Esse post foi uma contribuição da nossa coordenadora de projetos Daniella Simões

Um comentário:

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.