3 de junho de 2019

Como escrever bons títulos de e-mails

Sabemos que atualmente as pessoas estão sempre atarefadas, com o dia bastante corrido e por isso acabam tendo que escolher tarefas a serem feitas por prioridade.

A mesma lógica acontece com os e-mails que elas recebem em suas caixas. São diversas mensagens, de muitas pessoas e empresas tentando contato para apresentar algum produto ou serviço, solicitar um tempo para agendar reuniões, disputando a atenção do executivo.

Mas como conseguir se destacar no meio de tantas mensagens e fazer com que o prospect identifique o seu e-mail como importante e prioritário na fila de leitura, ou ainda, que ele não seja escolhido para ir direto para a lixeira sem ser aberto?

A ferramenta de e-mails Yesware fez uma análise em 116.000 e-mails enviados entre 2015 e 2016 e chegou a várias conclusões úteis para nossas mensagens.

Títulos com poucas palavras tem uma taxa de abertura maior do que títulos longos.

Já se foi a época em que colocar perguntas nos títulos era uma boa técnica para aumentar a taxa de abertura. Outra tática inútil atualmente é escrever “Tenho uma dúvida” também não desperta mais a curiosidade das pessoas para abrirem seu e-mail.

Exclamação no título também é outra péssima estratégia, isto porque além de parecer um e-mail padrão, o fato de ter a exclamação aciona a “luz amarela” dos filtros anti-spam dos servidores de e-mail e é bem provável que sua mensagem nem mesmo chegue na caixa de entrada do cliente.

Indicações de “Fwd:” (foward) e “Re:” (reply) aumentam exponencialmente a probabilidade de abertura da mensagem pois o interlocutor sabe que a mensagem é referente a uma conversa já existente. Mas não vale inserir estas siglas só para enganar o prospect para que ele abra a mensagem pois quando abrir e notar que não se trata de uma conversa já iniciada anteriormente, ele passará a ter uma imagem negativa de você e da empresa por se sentir enganado.

O estudo também mostrou que a taxa de abertura de e-mails encaminhados “Fwd” cai drasticamente quando são recebidos no celular. No desktop a taxa de abertura é de 48,8%, já a taxa no celular cai para 12,4%.

Números são bons aliados para melhorar a taxa de abertura. Mostre resultado de algum case real, ex: “Como aumentamos 10% as vendas no e-commerce XYZ” ou “Podemos aumentar 15% seus leads via formulário”, ou “Entenda como reduzir 20% seu custo de aquisição de clientes”.

Ninguém está desesperado para assistir ao seu webinar, então o convite no título do e-mail não irá sensibilizar o prospect pois hoje em dia recebemos dezenas de convites para webinars.

O título com maior índice de abertura foi aquele com as primeiras letras maiúsculas das palavras (igual já é indicado a ser feito em anúncios no Google Ads), ex: “Agendamento de Reunião de Apresentação de Software”.

Outra dica interessante é de quando for enviar e-mail para mais de um destinatário, ao colocar apenas 1 e-mail no campo destinatário e os demais no campo de cópia, a chance de abertura e resposta é maior do que se colocar todos os e-mails no campo de destinatário. Isto acontece pelo fato de que quando todos estão no mesmo campo, ninguém assume a frente para responder a mensagem e assumir o assunto. O e-mail fica “sem dono”.

Atualmente existem diversas ferramentas para auxiliar no gerenciamento de prospecções via e-mail como Yesware, HubSpot, MailTrack, Tout e Tellwise.

Todos estes contam com versões gratuitas (alguns por alguns dias de teste) e versões pagas, com mais recursos.

Algumas funções comuns a quase todos eles são alertas quando o destinatário recebe e abre o e-mail (a ferramenta registra quantas vezes o e-mail foi aberto, os horários e até a cidade onde o destinatário estava quando abriu o e-mail), alerta quando algum arquivo anexo é visualizado e agendamento de envio de mensagens para horário futuro.

Como tudo isto, lembre-se de sempre definir o título de seus e-mails de prospecção com atenção fazer testes com diferentes títulos até descobrir qual estilo chama mais a atenção de seus prospects.

Boas vendas!

Se você precisar de um bom planejamento e estratégia para envio de e-mails de prospecção e e-mails marketing ou newsletter na sua empresa, entre em contato conosco! contato@awdigital.com.br 

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