15 de outubro de 2013

Ações básicas para montar uma campanha

Não é raro ouvir de clientes ou conhecidos que estão fazendo campanha de Google AdWords que “isto não dá retorno” ou que "tem que se colocar muita verba no Google para conseguir ter seus anúncios  exibidos o mês todo". Por isso decidimos fazer este post no Blog hoje.

Costumamos dizer que o Google (ou outros buscadores) é uma ótima ferramenta de divulgação de produto ou serviço pela web, mas que ele não faz milagre. Veja aqui alguns números sobre o marketing na internet atualmente. Não adianta simplesmente abrir uma conta no AdWords, redigir 2 ou 3 anúncios, escolher meia dúzia de palavras-chave, colocar algum dinheiro e ficar de braços cruzados aguardando a chuva de contatos querendo comprar o que você tem a oferecer. Desista, isto nunca irá acontecer!

Para obter um bom retorno através do Google AdWords, é necessário fazer uma boa configuração inicial da campanha, o que chamamos de “set-up”.


No set-up da campanha, devemos nos atentar a diversos fatores que irão influenciar diretamente no desempenho dos seus anúncios. Os mais importantes deles são:

:: Vendas, Lead ou Tráfego?: Antes de iniciar a configuração da sua campanha, é fundamental ter em mente qual o objetivo que sua empresa espera atingir com ela. As campanhas podem ter o foco em geração de vendas diretas (e-commerce), geração de leads comerciais (preenchimento de formulário de contato, download de determinado material/portfólio, contato através de chat online, etc.) ou geração de tráfego de usuários (portais de notícia, Blogs, etc. Isto serve para todo website que visa a quantidade de pessoas dentro de seu ambiente. O famoso “quanto mais, melhor!”).

Muitas empresas não tem claramente definido o que esperam da campanha do Google AdWords e assim acabam também não sabendo avaliar seu real desempenho ou se conseguiram atingir seus objetivos através da ação. Por isso que a AW Digital criou uma metodologia que auxilia nesta etapa do processo. Conheça a metologia “From Short to Long Term”.

Saiba sempre o que buscar com a campanha!

::Definição Geográfica: Você tem capacidade ou preço competitivo para atender todo o Brasil? É interessante para sua empresa atender um cliente que está há 4.000 km de distância? O produto ou serviço que você está divulgando é voltado apenas para um bairro ou cidade específica? Se a sua resposta foi positiva para alguma destas 3 perguntas, então é importante você se atentar à este item na configuração da campanha.

O Google AdWords oferece opção para que o anunciante faça uma segmentação geográfica de seus anúncios, ou seja, podemos apontar as regiões dentro de uma cidade, a cidade como um todo ou Estados em que queremos que os anúncios sejam veiculados e com isso não correremos o risco de ter nosso anúncio exibido e clicado por pessoas que estejam fora de nossa área de interesse de atuação, o que irá consumir verba desnecessária da campanha. Este já é um fator que irá naturalmente reduzir o custo diário de sua campanha e focar apenas nos locais de real interesse da sua empresa.

:: Horário de Exibição: Seu cliente potencial está procurando pelo seu produto/serviço o dia todo? Durante as 24 horas? Você realmente terá uma venda ou lead às 3 ou 4 horas da manhã?

Entenda o perfil de consumo do seu cliente. Isto será fundamental para exibir os anúncios apenas nos horários em que a demanda por eles é mais alta.

Por exemplo, se você é dono de uma rede de pizzarias que atende das 18h00 até às 2h00 então não faz sentido você divulgar seu anúncio fora deste intervalo de horário, certo?

Neste caso, podemos configurar a conta AdWords para que exiba seus anúncios apenas entre às 18h00 e 02h00. Desta maneira, quando um cliente clicar em seu anúncio, você poderá atendê-lo, gerando assim uma venda à partir do seu anúncio.

Podemos replicar este raciocínio para qualquer mercado consumidor, desde que você conheça o perfil de consumo do seu cliente. O Google AdWords e Google Analytics são boas ferramentas para identificar este perfil, através de informações disponibilizadas em seus painéis de controle.

:: Definição de Dispositivo: Se o seu website ainda não tem uma versão específica para receber acessos via Smartphones e Tablets, é bom pensar em ter um o quanto antes.

Caso não tenha uma versão MOBILE do website, não faz sentido divulgar seus anúncios para quem digita determinadas palavras-chave via celular, certo? Afinal, de nada adianta você capturar a atenção daquele usuário, levá-lo ao seu website e, quando ele entra no site, não consegue navegar bem pelo fato das palavras estarem muito pequenas, botões de navegação minúsculos, desestimulando assim o usuário a encontrar o que precisa. Certamente você irá ter o custo do clique, porém o usuário logo abandonará seu site.

Neste caso, é fundamental configurar a campanha para o Google não divulgar seus anúncios para usuários que estejam pesquisando através de Smartphones e Tablets. Sim, o Google consegue identificar até isto, acredite!

Se você já tem uma versão MOBILE do website, vale então se atentar para a elaboração de anúncios e definição de palavras-chave que vão de encontro ao perfil do consumidor via dispositivos móveis, por exemplo: anúncios mais curtos e mensagens mais breves, palavras-chave mais curtas e eventualmente reduzidas (ex: você = vc, pizzaria em São Paulo = pizza sp, etc.). Importante lembrar que quando estamos utilizando Smartphone ou Tablet, temos “preguiça” de digitar frases extensas ou mesmo ler anúncios longos. Seja breve, sem rodeios!

:: Organização de temas de anúncios: Na grande maioria dos casos, uma empresa tem interesse em divulgar diversos produtos/serviços ao mesmo tempo ou até divulgar para públicos diferentes. Mas como fazer isto sem misturar os assuntos ou sobrepor os públicos-alvo?

Para isto, é fundamental dividir os anúncios em campanhas diferentes e, dentro de cada campanha, criar grupos de anúncios diferentes. Por exemplo, uma rede de escolas de idiomas tem um objetivo principal: a geração de matrículas em seus cursos.

Porém, é importante separar os anúncios e palavras-chave que serão vinculados à divulgação de cursos de inglês, outro que divulgará cursos de espanhol, de francês, etc.

Ainda, faz-se necessário segmentar o público-alvo com vistas a construirmos o melhor texto de anúncio para cada situação. A forma de abordagem de um anúncio divulgando curso intensivo de inglês para executivos com certeza deverá ser diferente daquele que divulga cursos para crianças e adolescentes.

Se tivermos interesse em divulgar algum tipo de “promoção relâmpago”, esta promoção também deverá estar separada do restante dos anúncios, uma vez que o texto irá ressaltar algum desconto ou benefício na matrícula ou nas mensalidades e sua veiculação será por tempo determinado.

Enfim, procure nunca misturar os produtos/serviços divulgados nem o público-alvo para o qual os anúncios se destinam.

Ou seja, acabamos de ver que a questão não é “isto não dá retorno” e sim como podemos tirar o maior proveito das ferramentas que o Google AdWords nos proporciona, visando otimização da verba investida. Veja aqui mais algumas informações sobre campanhas de links patrocinados (SEM)

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br.

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