Os brasileiros estão na 5º posição como maiores usuários da
Internet no mundo, com 88,5 milhões de pessoas – quase 47% da população. Em
termos absolutos, ficam atrás de China, EUA, Índia e Japão. Este dado é uma
média nacional, mas o grau de penetração da Internet na população varia de
acordo com a região. Por exemplo, na Grande São Paulo é de 60%. Já em Fortaleza
cai para 44%.
Outro dado confirma o quanto a Internet se consolidou no
País: o aumento da participação da Classe C nos acessos à Internet. Em 2003, as
classes A e B representavam 67% do total, enquanto a Classe C somente 25%.
Atualmente, este cenário está dividido em: Classes A e B com 51% e Classe C com
44%. Estas mudanças alteraram o modo de planejar campanhas de marketing digital e estratégias de
promoção de lojas virtuais, principalmente.
A Internet possibilita ao indivíduo a capacidade de se
expressar. É uma janela que se abre para o mundo, para a troca de ideias, de
valores, de informação. Isso é feito principalmente por meio das redes sociais. Nos últimos meses o
Facebook e o Twitter serviram de espaço para manifestações de indignação, de
desconforto, e de pedidos por melhoria na qualidade dos serviços públicos de
transporte, saúde e educação.
Isso é algo que o brasileiro faz muito bem: utilizar a rede
social. Do total de usuários da Internet no Brasil, 89% faz uso de alguma das
principais redes, como Facebook, Twitter, You Tube, entre outras. A maior parte
das pessoas que consomem as mídias sociais tem entre 25 e 44 anos e é da região
Sudeste, 53% e 55%, respectivamente.
Por último, quando observamos por outra vertente, do lado
dos anunciantes, percebemos que estes também entenderam a força da Internet. O
investimento publicitário neste meio aumentou 50% em apenas cinco anos,
passando de R$ 19 bilhões em 2007 para pouco mais de R$ 30 bilhões em 2012.
Este montante equivale a uma fatia de 5% do bolo de investimentos em mídia no
Brasil, um percentual de participação que era de apenas 2,5% cinco anos atrás.
A Internet no Brasil completa 18 anos em 2013 e ninguém mais
pode ser contra sua evolução no País, pois ela promove o debate, a informação e
o conhecimento.
Até a próxima!
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Fonte: Mídia Dados Brasil 2013 (Grupo de Mídia).
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