Pessoal, estive pensando o quanto de siglas
temos neste mundo de marketing digital e para que serve cada uma delas.
Por isso, resolvi fazer este post para ajudar
aqueles que ainda se confundem com a sopa de letrinhas da web.
SEO:
Search Engine Optimization ou Otimização para Ferramentas de Busca visa
melhorar o posicionamento orgânico do seu website para determinados assuntos,
gerando assim maior exposição e cliques. Importante frisar que os cliques
gerados via busca orgânica são gratuitos, então é fundamental ter um site
constantemente otimizado. Entenda aqui como funciona o SEO no Google.
SEM:
Search Engine Marketing ou Marketing em Ferramentas de Buscas é o trabalho de
divulgação de websites em mecanismos de busca, tal como o Google. O formato
mais usual aqui é o custo-por-clique, onde o dono do website só pagará pelos
cliques efetivamente realizados. Campanhas bem feitas geram retornos rápidos,
levando alto número de usuários ao site e também gerando vendas ou leads comerciais. Existem três caminhos
para divulgação de websites em SEM. Campanhas de texto, shopping e campanhas de display,
que é a exibição de banners publicitários vinculados a um determinado assunto definido
pelo dono do site. Veja aqui algumas dicas para melhorar sua campanha de links patrocinados
CPC: Custo-por-clique é o formato comercial onde você paga apenas
pelo clique efetivamente realizado no anúncio. O valor do clique varia de
acordo com a palavra-chave em questão, com a relação que a palavra-chave tem
com o website de destino, com o grau de concorrência pela palavra-chave, e com
grau de otimização do website de destino. Um bom trabalho de gestão de
campanhas de links patrocinados e o acompanhamento constante das palavras-chave
podem reduzir consideravelmente o CPC médio da campanha, gerando assim uma
economia para o anunciante.
CPM: Custo-por-mil significa que o anunciante pagará um valor
pré-estabelecido a cada mil vezes que o seu banner for exibido no website onde
a publicidade está sendo feita. Este formato está caindo em desuso uma vez que
o mercado busca soluções de performance e que podem medir melhor o retorno
sobre o investimento da campanha. O CPC está tomando o lugar do CPM.
O formato CPM só pode ser utilizado em
campanhas de display, ou seja, aquelas em que são veiculados banners/anúncios
gráficos e não anúncios de texto.
CPA: Custo-por-aquisição ou custo-por-ação é o valor pago para se
realizar determinada ação dentro do seu website. A ação pode ser a venda de um
produto, a inscrição para um evento, assistir um vídeo promocional, o download
de um determinado material, etc. Se o seu site tiver banners publicitários,
você poderá cobrar pelo formato CPA do seu cliente. Quando o usuário clicar no
banner do seu site e for para o site do cliente e lá efetivar determinada ação,
o cliente lhe paga o valor combinado pelo sucesso.
CPD: Custo-por-download nada mais é do que o valor pago (ou
recebido) a cada download feito no seu site ou no site do seu cliente, caso
você venda banners publicitários no seu site.
Bom, acredito que agora a sopa de letrinhas
esteja um pouco mais clara, não é?
Até a próxima!
Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br
Putzz...realmente é uma sopa de letrinhas!!...mas super esclarecedor . Legal!!!
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