5 de dezembro de 2013

O que são Descriptions e Titles?

No post sobre otimização de hoje, vamos falar sobre 2 dos vários itens importantes em todo website para contribuir com um bom posicionamento na busca orgânica, a “description” e “title”.

A “description” ou descrição da página é aquele texto na cor preta que aparece abaixo do link do site na página do Google. Veja exemplo:




O maior objetivo da description é conseguir “resumir” o conteúdo de determinada página para que o usuário possa saber o que irá encontrar ao clicar no link, além obviamente de contar importantes pontos para o “Índice de Qualidade” do Google, no rankeamento orgânico.



Pelo fato da mensagem contida no description ter que ser clara e objetiva, sugerimos não utililizar mais do que 156 caracteres (incluindo espaços) para que sua frase de descrição não fique cortada e apareça apenas aqueles três pontinhos (...) e se torne pouco atraente para o usuário.

Importante ressaltar que um bom trabalho de otimização de websites (SEO) contempla a elaboração de uma description exclusiva para cada página e não apenas uma que será aplicada em todas as páginas do site. Isto porque cada página do seu site fala sobre um assunto ou produto, então tem que apresentar uma descprtion para o determinado assunto ou produto.

O “title” ou título da página é algo que muito pouca gente repara em um website porém é algo de extrema importância para o rankeamento na busca orgânica do Google.

Isto porque, ao escanear as páginas do website, o Google “lerá” o title e entenderá que aquilo representa fielmente o conteúdo que ele irá encontrar na página.

Assim, se o title da página estiver mal escrito ou mesmo não tiver vínculo algum com o termo de busca do usuário, seu website perdará importância na busca orgância uma vez que o Google não conseguirá fazer o vínculo entre o termo buscado e sua página (lembrando que este é apenas um dos fatores de qualificação para a composição do “Índice de Qualidade” do Google no momento do posicionamento de vários websites em sua página de pesquisa).

Veja dois exemplos de title, um da página home do site e outro da página de galeria de fotos.

HOME:



GALERIA DE FOTOS:


Note que na página home, que é uma página mais genérica do webiste o title leva um pequeno resumo de todos os produtos do website e a página específica de galeria de fotos tem o title relacionado ao assunto, para quando algum usuário digiar “fotos de simulador de corrida”, “foto de simulador F-1”, o Google consiga identificar esta página específica dentro do site e já exibir o link desta página ao usuário.

Para o title, indicamos que fique entre 100 e 115 caracteres (incluindo espaços).

Assim como na “description”, é importante que cada página do site tenha seu title exclusivo.
Para verificar os titles do seu website, basta posicionar o mouse em cima deste campo na página e ele irá aparecer completo.

Para um bom trabalho de otimização, é importante ter um profissional certificado em SEO dentro da sua empresa ou contratar uma agência digital que possa avaliar todos os itens de seu website.

Acesse este link e saiba mais sobre o funcionamento e objetivos do trabalho de otimização (SEO).
Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.