13 de maio de 2014

Remarketing

Hoje vamos falar um pouco sobre Remarketing ou Retargeting.

Acredito que já tenha acontecido contigo a situação onde você acessa determinado site em busca de um produto e, ao sair deste site, você percebe banners publicitários em outros websites divulgando justamente aquilo que você procurou no website anterior. Mágica? Coincidência? Não. Isto chama-se Remarketing.

O Remarketing é uma ferramenta do Google AdWords que registra o cliente que acessa seu website ou determinada página e o acompanha em sites parceiros do Google (Google AdSense) exibindo uma publicidade gráfica (banners) por onde ele navegue.


É um ótimo recurso da Rede de Display (já vimos um pouco sobre Rede de Display em posts passados).

Esta configuração é feita através de um código (snippet) inserido no website e a partir de então, você poderá criar grupos/perfis de usuários, por exemplo: Exibir banners publicitários para usuários que navegaram até a página de determinado produto ou família de produtos mostrando imagens daquele produto e convidando-os a retornar ao site e finalizar a compra ou informando de uma promoção para o produto em questão.

Podemos também usar a mesma lógica para aquele usuário que chegou até o último passo do carrinho de compras da sua loja virtual porém não finalizou a compra. Neste caso, podemos configurar o Google AdWords para exibir um banner para o usuário perguntando o motivo do abandono do carrinho de compras ou se o usuário teve algum problema e se gostaria de finalizar a compra que iniciou.

Por exemplo, você entrou em uma loja virtual de vestuário e artigos esportivos e navegou até a página do tênis vermelho marca X e depois saiu do site. O Remarketing aqui seria utilizado para exibir banners publicitários com imagens do tênis vermelho com chamadas para algum desconto no produto para ele clicar no banner naquele momento e retornar à loja para fechar a compra.

É uma forma excelente de resgatar vendas supostamente perdidas.

Para fazer as configurações corretas na campanha de Remarketing, procure um profissional ou agência certificada pelo Google e assim terá grande retorno com esta ação.

Boa sorte e Até a próxima!

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Autor: Arthur Freire

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