5 de junho de 2014

Sitemap: o que é e para que serve?

Como sabemos, a todo momento os robôs dos buscadores “vasculham” os websites para avaliar seu conteúdo e assim poder fazer a indexação e reankeamento das páginas.

Para facilitar e agilizar a avaliação do seu site pelos buscadores, podemos criar um Sitemap com todas as páginas do site e depois enviamos o arquivo para o buscador. No caso do Google, podemos submeter o arquivo dentro da ferramenta Webmaster Tools.

Este recurso é importante para todos websites, porém é fundamental para sites que utilizam FLASH, Ajax ou Silverlight pois os buscadores tem grandes dificuldades em processar e indexar as páginas nestas linguagens de programação.

O Sitemap é bastante indicado também para websites que mudam o conteúdo constantemente, um e-commerce por exemplo. Neste caso, em que praticamente todo dia há inclusão de novos produtos, exclusão de produtos fora de estoque, alteração na descrição do produto, etc. o Sitemap é importante para o buscador ler com maior agilidade todo o conteúdo do site.

Existem no mercado diversas ferramentas gratuitas geradoras de Sitemap-XML.

Mas fique tranquilo, não ter o Sitemap não irá desqualificar seu website de maneira alguma. Ele serve apenas para agilizar a leitura do seu site pelos buscadores.

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br
Acesse nossa Company Page no LinkedIn
Autor: Arthur Freire 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.