12 de novembro de 2014

7 dicas para melhorar o desempenho da sua loja virtual

Existem poderosas soluções em softwares de estratégias de negócios que podem ajudar o seu e-commerce. Mas, pequenas coisas como o envio de um cartão de agradecimento ou a escolha cuidadosa de produtos relacionados, trazem um impacto positivo no resultado das lojas virtuais.

Então, quais são as ações, feitas em alguns minutos, ou poucas horas, que podem ajudar os pequenos varejistas a melhorar a experiência do cliente na loja virtual e, assim, auxiliar na melhora dos resultados?

Veja abaixo uma lista com 7 dicas para melhorar o desempenho da sua loja virtual – rápidas e fáceis de fazer:

1. Upsell e cross-sell

Quase todas as plataformas de comércio eletrônico oferecem alguma forma de relacionar produtos. Verifique este ponto antes de escolher uma plataforma.

Upselling é o ato de incentivar um cliente a comprar um produto similar ao que ele está olhando, mas que tem ou um preço de venda mais elevado ou uma margem mais elevada.

Cross-selling é o processo de encorajar os consumidores a comprar produtos complementares depois de terem escolhido ou comprado um produto.

Praticamente, ofertas upsell e cross-sell em comércio eletrônico são feitas em páginas de detalhes de produtos ou durante o processo de checkout.

Usar estas relações de produtos podem induzir os consumidores a adicionar itens ao carrinho de compras, aumentando o valor da encomenda.

É possível melhorar os resultados de upsell e cross-sell sem qualquer necessidade de desenvolvimento de software. Apenas é preciso um pouco de pesquisa e tempo.

2. Faça um “Bota Fora” dos produtos parados em estoque

Produtos que somente ocupam espaço no seu estoque e demoram para vender podem, em muitos casos, reduzir o fluxo de caixa da empresa e retardar o crescimento do negócio. É por esta razão que muitos varejistas lançam as promoções “Bota Fora”, com o objetivo de acabar com o estoque do produto e gerar caixa.

Então, procure por produtos em seu inventário que:

Vendem menos de uma vez por trimestre
São sazonais
São perecíveis
Foram substituídos por um modelo mais novo
Que não tenham vendido em um mês ou mais
Ofereça esses itens com preços especiais na sua loja virtual ou em Marketplaces.

Dependendo do tamanho do seu negócio, fazer o inventário de produtos empacados pode levar uma tarde ou, talvez, alguns dias. Mas o resultado de uma ação “Bota Fora” gera fluxo de caixa, criando a oportunidade de investir em novos itens, que vendem mais rápido.

3. Tenha um atendimento por Chat

O atendimento por Chat ao vivo permite que os clientes esclareçam dúvidas e facilita a decisão de compra. Isso aumenta a taxa de conversão e melhora a experiência do usuário.

Ainda, o Chat traz algumas percepções novas e você pode descobrir problemas comuns com o seu site ou preocupações dos clientes. Enfrentar esses problemas e preocupações pode levar a um aumento de conversões.

Implementar uma ferramenta de Chat é uma tarefa relativamente simples, que requer pouco conhecimento técnico. Se a sua plataforma de e-commerce não tiver um Chat nativo, indicamos o Zopim, gratuito e fácil de instalar.

4. Forneça um contato por telefone

Pelas mesmas razões do atendimento por Chat ao vivo, fornecer um contato por telefone pode ajudar os clientes no relacionamento com a loja virtual e melhorar a taxa de conversão.

5. Revise constantemente seu site

Mesmo a maior das empresas pode cometer erros na sua loja virtual. Em poucos minutos, uma revisão pode fazer uma melhoria significativa.

Na verdade, às vezes você não sabe como algo está ruim até começar a corrigir. Assim, dedique-se alguns minutos por dia para usar seu site como consumidor, ou seja, como cliente. Procure produtos, coloque-os no carrinho, volte páginas, faça compras. Teste!

Ainda, procure sua loja virtual nas ferramentas de busca. Pesquise seus produtos no Google, por exemplo, e veja se sua loja é encontrada. Os resultados podem impressionar. Veja se a descrição da página encontrada é o que realmente ela tem de conteúdo, se a foto do produto está correta, etc.

6. Ofereça Frete Grátis

Vários estudos, principalmente no Brasil, demonstram que os clientes preferem não pagar pelo frete. Nós já fizemos este teste em nossa loja virtual corpovidaenutricao.com.br e realmente é fato. As pessoas QUEREM frete grátis. Mais da metade das pessoas afirmam não comprar quando não há frete grátis.

Se você ainda não está oferecendo uma opção de frete grátis, você precisa adicionar um – não precisa ser para o Brasil todo, necessariamente. A maioria das plataformas de comércio eletrônico tem alguma forma de opção de frete grátis embutido, de modo que provavelmente haverá apenas uma quantidade mínima de configuração.

A parte mais difícil na hora de incluir o Frete Grátis é compreender quando isso é possível e quanto esta ação irá consumir na sua margem. Existem duas maneiras de pensar sobre isso:

1) Conheça o seu ticket médio por Bairro, Cidade, Estado ou Região e ofereça Frete Grátis a partir deste montante em compras.

Por exemplo: se o seu ticket médio na cidade de São Paulo é de R$ 150,00, você pode dar frete grátis a partir de R$ 150,00 em compras para os CEPs da cidade de São Paulo. Isso garante a sua margem.

2) Entenda o Frete Grátis como uma ação de Marketing, definindo um verba anual para isso.

7. Envie cartões de agradecimento

Quando um cliente faz um pedido, envie um cartão de agradecimento – pode ser junto com a compra, ou não. Um e-mail de agradecimento funciona, mas enviar o cartão pelo serviço postal regular é ainda melhor. O cartão permite que o consumidor saiba o quanto você aprecia seu negócio.

Este post foi traduzido e publicado primeiramente pela eMarket, em http://emarketdigitalsales.com.br/7-dicas-para-melhorar-o-desempenho-da-sua-loja-virtual/eMarket.
A eMarket Digital Sales é uma empresa de varejo online, especializada na análise, implementação, gestão e operação de lojas virtuais.

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