15 de julho de 2016

Estratégia de Contágio no Marketing: Dica de Leitura.

Você já deve ter pensado como alguns produtos ou serviços caem na graça do povo e outros não. Muitas dessas coisas que viram boca a boca e reverberam de maneira incontrolável são por acaso, mas não se engane, pois no marketing, ou na propaganda, tudo é planejado.

Intitulamos este tipo de ação de Estratégia de Contágio. Esta é feita a partir de um processo, um conjunto de técnicas que ajudam na disseminação da informação, do conteúdo. Para entender melhor como isso funciona, fica a dica do nosso livro de cabeceira "Contágio - Por que As Coisas Pegam".

É fato que atualmente as pessoas não dão mais tanta importância para anúncios como antigamente. As opiniões dos amigos e nas Redes Sociais contam muito! Mas, por que falamos mais sobre certos produtos e ideias do que outros? Por que algumas histórias e boatos se espalham com mais facilidade? E o que faz um conteúdo tornar-se viral?

Jonah Berger, professor de Marketing de Wharton, passou a última década respondendo essas perguntas. Ele estudou, por exemplo, por que artigos do The New York Times estão sempre na lista dos textos mais enviados por e-mail, ou por que alguns produtos geram boca a boca, e como a influência social define desde os carros que compramos às roupas que vestimos e os nomes que damos aos nossos filhos.

O primeiro exemplo que Berger fala logo no início do livro é sobre o caso da Barclay Prime, que precisava se diferenciar das outras churrascarias luxuosas de Filadélfia. Posicionar-se como a melhor experiência imaginável era legal, mas não era diferente. Comida boa e ambiente maravilhoso não bastariam. Então, o que fazer para gerar buzz, para ser falado? Ainda, que tipo de propaganda fazer, dado que a verba de mídia era restrita? Foi aí que surgiu uma ideia impactante: lançar um sanduíche de filé com queijo pelo preço de 100 dólares!

O tradicional filé com queijo na Filadélfia custa cerca de cinco dólares e é encontrado em centenas de lanchonetes, botecos e até pizzarias. Mas, um sanduíche deste ao preço de 100 dólares tem que ser muito mais que somente filé com queijo. Foi assim que surgiu a receita para gerar o buzz, acompanhada de Veuve Clicquot gelada. Confira abaixo:




A reação do público ao "sanduíche de 100 dólares" foi incrível. As pessoas não apenas provaram e aprovaram, como também passaram a contar para as outras sobre a experiência. A invenção deu tão certo que o USA Today, o Wall Street Journal e outros meios de comunicação publicaram notícias sobre o assunto. Famosos, como David Beckham, foram ao restaurante experimentar.

O famosos "sanduíche de 100 dólares" não trouxe somente sucesso financeiro para o restaurante, como também prêmios de gastronomia e clientes fiéis. A ideia pegou!

Muito resumidamente, para uma ideia pegar é necessário aplicar um conjunto de seis técnicas. Ou seja, é fundamental que a ideia tenha (i) Moeda Social, (ii) Gatilhos, (iii) Emoção, (iv) Público, (v) Valor Prático e (vi) Histórias. As seis técnicas não são em sequência, nem é obrigatório reuní-las em sua totalidade para algo vingar, mas se todas estiverem presentes a probabilidade de sucesso é maior.

Confira onde você pode encontrar o "Contagio - Por Que As Coisas Pegam", físico ou digital.

#AWDigital

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