29 de agosto de 2013

A importância das métricas na Internet

Na Internet é possível medir tudo. Desde quantas pessoas acessaram seu website, ou sua loja virtual, até quantos visitantes assistiram um vídeo por pelo menos 30 segundos. Imagine uma ação de interatividade. Agora pergunte-se: é possível medir? A resposta será SIM.

Somente ter o dado coletado não ajudará muito. Saber que 20.000 pessoas visitaram sua loja virtual no último mês não diz muito. Mas, conseguir “ler” o que estes visitantes fizeram no seu website poderá lhe auxiliar na otimização da sua campanha de links patrocinados, ou em uma possível mudança nos rumos do seu marketing digital. Por exemplo, qual foi o percentual de pessoas que chegaram ao carrinho de compras?

Destes, quantos abandonaram e por quê? Quais foram os e-mails marketing que trouxeram mais resultados em vendas?

Quais são as ferramentas que podem lhe auxiliar na coleta, na leitura e no entendimento das métricas na Internet? Além do popular Google Analytics, existem outras, gratuitas e pagas:

piwik.org: em seu website há a informação de que está disponível para 48 idiomas e se promove como a ferramenta Open Source líder em web analytics. Você pode customizá-la.

openwebanalytics.com: também é Open Source e em seu site há um espaço para doações, com o objetivo de angariar receitas para a continuidade da melhoria da ferramenta para sempre mantê-la gratuita.

google.com/analytics: é a mais popular no Brasil. Também é gratuita, mas não é Open Source. Está no idioma português.

atinternet.com: é uma ferramenta paga, de origem francesa. Atualmente está disponível em 4 idiomas e chegou ao Brasil em março deste ano (2013). O nível de customização é alto e uma equipe da AT Internet faz isso para você.

As métricas servem para saber se o que foi planejado está trazendo o resultado esperado. Por isso, tão importante quanto elas será definir objetivos e metas.

Até a próxima!


Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.