10 de abril de 2014

Diferença entre Rede de Pesquisa e Rede de Display

Em nossas conversas com clientes, notamos que muitos não conhecem um recurso dos anúncios do Google que é a Rede de Display para anúncios.

O Google possui 02 opções de publicidade, uma chamada Rede de Pesquisa ou  Campanha de Texto, que são aqueles anúncios tradicionais que vemos quando digitamos determinados termos na barra de pesquisa do Google e outra que são mídias gráficas (banners) que podemos criar e inserir em nossas campanhas AdWords e que serão exibidos nos parceiros do Google (Google AdSense): Blogs, portais e websites.


A segunda forma é a campanha da Rede de Display tem seus pontos positivos, por exemplo, através deles conseguimos filtrar os parceiros do Google para divulgar nossos banners através dos assuntos/temas que eles abordam, tornando assim a comunicação bem mais direcionada ao público-alvo. Neste caso, o usuário não precisará digitar nada para aparecer o seu banner. Basta ele entrar no blog, portal ou website para ser impactado pela sua comunicação.

Além disto, outro recurso que temos através da Rede de Display é o chamado Remarketing, mas este é um tema para outro post.

Se a minha empresa é uma agência de turismo que vende apenas viagens de alto padrão e, consequentemente, apenas uma pequena parte da população tem perfil para ser meu cliente, seria extremamente interessante criar banners e divulgá-los apenas em canais que “conversam” com este público (não necessariamente blogs, portais ou websites que tratem de viagens de luxo). Podemos divulgar os banner em blogs que tratam sobre luxo, automóveis de alto valor, barcos, helicópteros, alta gastronomia etc. pois o público leitor destas mídias tem afinidade com meu perfil de viagens e é um cliente potencial.

Em contrapartida, anúncios na Rede de Display tem um alcance muito menor do que os da Rede de Pesquisa (anúncios em texto) pois uma pequena parcela de internautas acessa blogs, portais ou websites em relação aquelas que pesquisam produtos e serviços diariamente no Google. A Rede de Pesquisa tem uma capacidade bem maior de atingir mais usuários.

Uma forma de divulgação não é excludente à outra. Elas podem caminhar paralelamente e se complementarem.

Podemos criar anúncios em texto mais abrangentes para a Rede de Pesquisa e montar campanhas específicas para a Rede de Display, para comunicar um produto ou serviço mais pontual e que queremos atingir apenas um perfil de público, através do filtro dos canais/veículos online.

Importante lembrar que as agências cobram separadamente pelos serviços. O cliente que desejar fazer campanhas na Rede de Pesquisa e Rede de Display pagará um valor mais do que aquela que faz apenas Rede de Pesquisa ou apenas Rede de Display.

Isto acontece pois são trabalhos de configuração e avaliação/acompanhamento distintos.

Por outro lado, se você leitor é dono de um blog, portal ou website e gostaria de potencializar seus ganhos através de venda de publicidade, tornar-se parceiro do Google (Google AdSense) pode ser uma boa alternativa.

Até a próxima!

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