22 de maio de 2014

Otimização: Call To Action

No post de hoje iremos abordar um tema extremamente importante na otimização de websites, porém que muita gente acaba o deixando de lado ou mesmo nem sabendo que ele existe. Call To Action (CTA).

O Call To Action ou CTA pode ser entendido como a chamada para o usuário realizar determinada ação no seu website, é induzir o internauta a algo. Baixar um arquivo, inscrever-se na newsletter, avançar em processos de compra são exemplos de ações a serem realizadas em um website.


Em geral, o texto do Call To Action é sucinto e no imperativo. É quase uma ordem, por exemplo: “Baixe Aqui”, “Comprar”, “Assine nossa News”.

Recomenda-se que a cor do botão Call To Action seja bem contrastante com as cores do website para que assim o botão seja visualizado facilmente pelo internauta.

Em geral, quando queremos que o usuário siga um determinado fluxo dentro do website, como o fluxo de compra em um e-commerce (página da categoria do produto > página de descrição do produto > fechamento da compra > pagamento) utilizamos botões na cor verde uma vez que o cérebro associa esta cor com o “siga em frente”, “avance” assim como os semáforos de trânsito.

Já quando temos uma ação negativa, exemplo: parar um processo, cancelar inscrição, etc. podemos usar o botão na cor vermelha pelo mesmo motivo da cor verde.

Para outros botões e ações menos importantes, pode usar alguma cor vinculada ao layout da página ou mesmo um cinza, mais discreto.

Mas é importante lembrar que cada página não pode ter mais de 2 Call To Actions para não confundir a cabeça do usuário e também para que a página não vire um carnaval de cores.

Prefira sempre posicionar o botão Call To Action na parte superior da página, evitando assim que o internauta precise “rolar” a página para encontrar o botão no rodapé. Facilite o uso do seu website.



Até a próxima!

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Autor: Arthur Freire


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