30 de maio de 2016

O que é mídia programática?

Você escuta todos na sala de reunião falar sobre mídia programática e não sabe o que é? Você lê nos meios publicitários que a mídia programática é a nova moda e ainda não viu como isso funciona? Você é cliente e não sabe como falar com sua agência sobre a tal mídia programática?

Reunimos neste post as melhores definições sobre a famosa Mídia Programática, explicamos como funciona e ao final você confere alguns cursos interessantes.

Resumidamente, podemos definir Mídia Programática como a melhor forma, e a mais inteligente, de comprar e vender inventário de display de diferentes meios para atingir um público-alvo bem definido, de forma mais assertiva e apurada.

Como isso funciona? Necessariamente por meio de alguma ferramenta (tecnologia), a qual irá programar a compra e a venda de espaços publicitários de forma automatizada e de acordo com o perfil de público selecionado.

Vale aqui uma observação importante: muitas pessoas confundem a mídia programática com a compra de anúncios por meio de leilões online (conhecidos como Real Time Bidding). Mas, o RTB é apenas um dos jeitos de se comprar anúncios de forma programática.

A mídia programática é a evolução da compra e venda do inventário dos canais para a compra e venda do público segmentando por comportamento, preferência, sexo, etc. O IAB (Internet Advertising Bureau) fez um filme de 3 minutos explicando esta evolução e o funcionamento do atual ecossistema de compra e venda de mídia.


A mídia programática ganhou evidência e cresceu rapidamente pois tornou a negociação mais direta e fácil, com maior aproveitamento entre o que se pretende atingir e o que realmente é atingido. Ou seja, possibilitou encontrar o público-alvo de maneira mais fácil e certeira - melhorando, possivelmente, o ROI (Return On Investiment) de mídia. 

Segundo Brian Lesser, CEO global da Xaxis, da WPP, “O que vocês estão vendo é uma mudança fundamental não só na forma como a mídia é comprada, mas como anunciantes podem melhor engajar os consumidores”. 

Em suma, as principais vantagens da mídia programática são:
  • Direcionamento do público-alvo
  • Precificação justa
  • Melhor retorno e aferição de mídia
Mas ainda fica a dúvida sobre quais ferramentas usar para adotar a mídia programática. O melhor é que sua agência faça isso por você, pois ela colocará a mídia programática dentro do planejamento realizado e target definido.

De qualquer maneira, para "fazer você mesmo", você precisará de uma DSP (Demand-Side Plataform): plataforma que auxilia o comprador. As plataformas mais conhecidas são: PubMatic, AOL Advertising, Yahoo!, OpenX, AppNexus, DoubleClick/Google, Wakeup, Melt e Adobe.

Agora você entendeu de fato o que é mídia programática e quais as melhores plataformas para criar e gerenciar suas campanhas dessa forma. Mas você ainda não está satisfeito, certo? Você quer um curso para ampliar seu conhecimento? Veja abaixo duas instituições que oferecem programas interessantes:

Esperamos que você tenha aproveitado ao máximo este post sobre "O que é mídia programática". #AWDigital. *valores coletados no dia 25/05/16 pelo site das instituições informadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.