13 de março de 2018

Seu site tem acessibilidade?

Vamos abordar hoje sobre um assunto pouco falado, o de sites acessíveis para deficientes.

Sabemos que a internet atualmente está ao alcance de praticamente todas as pessoas no mundo, mas muitas delas, mesmo tendo acesso não conseguem usufruir completamente das informações uma vez que tem algum tipo de deficiência que não as permite utilizar os websites como o restante da população e por isso é importante ficarmos atentos se nossos websites estão preparados para receber este público da forma correta.

Para termos uma ideia de como este assunto é pouco trabalhado, de acordo com a W3C Brasil (consórcio internacional que trabalha para determinar padrões para a web mundial), apenas 2% (isto mesmo, dois por cento) dos sites governamentais brasileiros são acessíveis!

Utilizando recursos de programação e layout da forma correta, conseguimos atender as necessidades de pessoas com deficiência visual, motora, auditiva, cognitiva e até aquelas que tem convulsões.
Existem diversos softwares que fazem a leitura dos sites para deficientes visuais, mas para que isto aconteça da forma correta, é fundamental que o desenvolvedor do site nomeie corretamente as ALT Tags das imagens para que o software consiga lê-las.

Outro recurso utilizado em layouts de websites visando facilitar a leitura é a função para aumento no tamanho da fonte do site e também mudança na cor do fundo para melhorar o contraste da tela. Tudo isto pode ser feito pelo usuário diretamente no site.

Para o usuário daltônico ter mais facilidade de leitura, sugerimos que os links internos das páginas estejam em cores diferentes do texto ou ainda sublinhados. Isto facilita a identificação de que aquele termo/palavra é um link.

Para aqueles com dificuldades motoras, um recurso que pode ser utilizado é criar o site que aceite a navegação apenas pelo teclado.

Para usuários com deficiência auditiva, indicamos que o site tenha vídeos utilizando a linguagem de sinais.

Evitar inserir imagens que se alternam com rapidez ou ainda que possam dar o efeito de estroboscópio ajudará pessoas com convulsões.

No “mundo físico” empresas possuem rampas para cadeirantes, portas que se abrem automaticamente com a aproximação do indivíduo, pisos táteis, entre diversos outros recursos. E no mundo virtual, como está a receptividade do seu site para deficientes? As portas estão se abrindo automaticamente para eles?

Esperamos que este post tenho estimulado você a pensar neste assunto.


Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.