Atingir
o ápice de sucesso em sua área de atuação, tornar-se marcante na mente dos
consumidores, ser presente e atuante nas mídias sociais são expectativas de
muitos dos empreendedores e profissionais de grandes e pequenas marcas.
Mas, a
estabilidade e sucesso na atualidade, são considerados mais complexos e
requerem investimentos específicos, visto que atualmente, os canais, meios de
comunicação e contato com
o público tornaram-se ao mesmo tempo que mais
abrangentes, também requerem diferentes atuações, mesmo que considerado mais
acessíveis.
As
mídias sociais e também especificando as redes sociais, são canais de
comunicações acessíveis e que possuem uma diversidade de possibilidades e
investimentos que possuem resultados a curto prazo, extremamente maiores,
rendendo muito além do que foi investido.
Como criar uma marca forte nas mídias sociais?
Como na
atualidade, existem inúmeras variações de mídias sociais e estratégias a serem
trabalhadas e investidas por marcas e empresas, é importante iniciar
primeiramente, por estudos e pesquisas, se possível por profissionais.
Atente-se a 6 dicas sobre como criar uma marca forte nas mídias sociais
1. Estudo Mercadológico
Definido
como um estudo de campo (atuação) referente à marca e relacionados, o estudo mercadológico deve ser realizado a fim de coletar
informações importantes e relevantes, desde dados relacionados ao público alvo,
produtos mais vendidos, nicho geográfico, melhor horário de atuação,
consumidores, concorrência, mercado de atuação, ameaças e oportunidades e
principalmente dados qualitativos e quantitativos.
Com
esses dados e informações, será mais fácil investir em estratégias e mídiassociais corretas para
a sua marca, garantindo resultados e números em grande escala.
2. Escolha as mídias sociais no qual estará inserida
Após
definir todos os dados relacionados a marca, consumidores e vendas, é o momento
de definir uma estratégia. E quando trata-se de definir uma estratégia,
inclui-se definir as mídias sociais nos quais são abordadas as publicidades e
onde será estabelecido o contato com o público.
Para
isso, é necessário conhecer seu público alvo, sua faixa etária, classe social,
onde o mesmo encontra-se (qual canal de comunicação), maior horário de atuação,
produtos e serviços que os mesmos se interessam, entre outras informações, e a
partir daí, desenvolver publicidades voltadas para esse público, sempre com
intenção de estimular sentimentos de desejo, necessidade, lembranças,
expectativas, resolução de problemas, entre outros.
É
importante investir apenas nas mídias nos quais o público está inserido,
poupando investimento.
3. Persona
A
persona é uma estratégia definida a partir do conhecimento do seu público-alvo.
Elas são pessoas fictícias criadas para representar o modelo cliente, referente
às informações reais estabelecidas do público alvo.
A sua
funcionalidade é guiar profissionais das marcas para desenvolverem conteúdos
específicos para seus consumidores. Com a persona, há uma maior chance de
resultados relacionados aos conteúdos, serão sempre baseados nos gostos, preferências
e informações dessa persona.
4. Conteúdos relevantes
Independente
de qual será a mídia social utilizada pela marca, é necessário investir em
conteúdos relevantes, que sejam de interesse e que agreguem informações para o
público. Invista em textos e frases marcantes, design de qualidade e que chame
a atenção dos consumidores, as publicidades devem não apenas vender o produto
ou serviço, mas sim, gerar experiências, conhecimentos, lembranças e momentos
inesquecíveis para os clientes.
5. Conteúdos constantes
Além de
possuir conteúdos de qualidade, é necessário manter-se constante em atuações.
Garanta sua posição e não “abandone” as mídias, é importante estar
constantemente gerando posts, compartilhando conteúdos, gerando propagandas,
“alimentando” em diversas categorias de conteúdos, tudo sempre programado e
baseando-se em métricas e estratégias.
Lembre-se
que existem inúmeros concorrentes no mercado, então é relevante estar sempre
bombardeando o público, garantindo seu espaço.
6. Invista em redes sociais
Na atualidade,
as redes sociais são os maiores canais de mídias sociais e comunicação para
marcas.
Além de
milhões de usuários diários, as redes sociais possuem plataformas e
funcionalidades destinadas para empresas e marcas, garantindo promoções,
contato direto com o público, criando laços de relacionamento, desenvolvendo
estratégias com resultados a curto prazo, métricas diárias, investimento
econômico, além de ser o maior método de tornar a empresa marcante e permanente
na mente dos consumidores.
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