A função do algoritmo do Google é entregar respostas claras e assertivas para as pesquisas feitas pelo usuário, aperfeiçoando a experiência através de melhorias contínuas em suas formas e seus dados.
Para encontrar um site, o Google faz a leitura da página e coleta informações sobre o assunto, como o contexto, a qualidade, as palavras-chave e outros parâmetros para classificar a página dentro dos resultados de pesquisa.
Como funcionam os algoritmos do Google
Para que os usuários possam encontrar as respostas para o que procuram nos sites de busca, o Google criou sistemas de classificação, compostos por diversos algoritmos.
O algoritmo do Google se vale de cinco principais critérios para determinar quais páginas vão aparecer para os usuários, chamados fatores de ranqueamento. Para você compreender melhor, listamos os principais:
Conteúdo
Os algoritmos do Google conseguem identificar se um conteúdo atende as dores e as necessidades do usuário. Quando o texto é “aprovado” pelo algoritmo, o conteúdo recebe um melhor ranqueamento nas páginas de pesquisas.
Para que o seu conteúdo tenha um bom posicionamento no Google, é importante que seja um material inédito, feito em diferentes formatos (desktop e mobile) e que possua uma linguagem adequada ao público e à etapa da jornada de compra do usuário.
Tamanho
O tamanho do texto também conta como um fator de ranqueamento. Mas não estamos falando de delimitar um número de palavras, mas de entender se o conteúdo responde às questões das personas.
Por exemplo, se você criar um artigo que contém 2.000 palavras, mas não trouxer informações relevantes, um conteúdo mais assertivo de 500 palavras terá um melhor ranqueamento que o seu, desde que ele também entregue as respostas que o usuário procura.
Densidade de palavra-chave
Existem diversas maneiras de tornar o seu texto mais denso, e a principal delas é permitir uma leitura fluida e natural. Muitas pessoas utilizavam palavras-chave em excesso para fazer com que o conteúdo recebesse um melhor ranqueamento (keyword stuffing), mas hoje em dia essa é uma prática considerada “Black Hat”, podendo ocorrer até a punição do seu site.
O algoritmo conta com mecanismos cada vez mais parecidos com a interpretação semântica humana, valorizando conteúdos mais agradáveis e coerentes para o público.
Relevância de Palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é fundamental para produzir conteúdos que vão ao encontro com aquilo que o usuário procura na internet. O Google utiliza palavras-chave buscadas pelo usuário para identificar quais conteúdos podem atender melhor a sua pergunta.
Você precisa escolher as palavras-chave mais comuns que o seu público-alvo utiliza na hora de fazer uma pesquisa. Além destas palavras estarem no texto principal, é indispensável adicioná-las em posições estratégicas dentro da sua página como, por exemplo, na URL, na descrição e no título da página.
Backlinks
Os backlinks são links usados dentro de um texto que levam o usuário para uma outra página ou outro site.
Aqui, os backlinks servem como uma fonte de confiança do assunto que você está abordando no texto. É como se você estivesse citando as referências do assunto apresentado.
Se você deseja que o seu conteúdo tenha um bom ranqueamento nas páginas de pesquisa, é fundamental adicionar sites confiáveis, que possuem autoridade e relevância maior que a sua na internet.
Vamos planejar sua atuação de maneira inteligente? Entre em contato conosco!