13 de agosto de 2013

Evolução da Internet no Brasil

Os brasileiros estão na 5º posição como maiores usuários da Internet no mundo, com 88,5 milhões de pessoas – quase 47% da população. Em termos absolutos, ficam atrás de China, EUA, Índia e Japão. Este dado é uma média nacional, mas o grau de penetração da Internet na população varia de acordo com a região. Por exemplo, na Grande São Paulo é de 60%. Já em Fortaleza cai para 44%.

Outro dado confirma o quanto a Internet se consolidou no País: o aumento da participação da Classe C nos acessos à Internet. Em 2003, as classes A e B representavam 67% do total, enquanto a Classe C somente 25%. Atualmente, este cenário está dividido em: Classes A e B com 51% e Classe C com 44%. Estas mudanças alteraram o modo de planejar campanhas de marketing digital e estratégias de promoção de lojas virtuais, principalmente.

A Internet possibilita ao indivíduo a capacidade de se expressar. É uma janela que se abre para o mundo, para a troca de ideias, de valores, de informação. Isso é feito principalmente por meio das redes sociais. Nos últimos meses o Facebook e o Twitter serviram de espaço para manifestações de indignação, de desconforto, e de pedidos por melhoria na qualidade dos serviços públicos de transporte, saúde e educação.

Isso é algo que o brasileiro faz muito bem: utilizar a rede social. Do total de usuários da Internet no Brasil, 89% faz uso de alguma das principais redes, como Facebook, Twitter, You Tube, entre outras. A maior parte das pessoas que consomem as mídias sociais tem entre 25 e 44 anos e é da região Sudeste, 53% e 55%, respectivamente.

Por último, quando observamos por outra vertente, do lado dos anunciantes, percebemos que estes também entenderam a força da Internet. O investimento publicitário neste meio aumentou 50% em apenas cinco anos, passando de R$ 19 bilhões em 2007 para pouco mais de R$ 30 bilhões em 2012. Este montante equivale a uma fatia de 5% do bolo de investimentos em mídia no Brasil, um percentual de participação que era de apenas 2,5% cinco anos atrás.

A Internet no Brasil completa 18 anos em 2013 e ninguém mais pode ser contra sua evolução no País, pois ela promove o debate, a informação e o conhecimento.

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br

Fonte: Mídia Dados Brasil 2013 (Grupo de Mídia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.