8 de agosto de 2013

O que é SEM?

O que é SEM?

Vamos começar nossos posts sobre SEM explicando, em linhas gerais, o que são e qual a importância destas três letras na internet atualmente.

Search Engine Marketing (SEM) é o trabalho de divulgação de websites (e seus produtos e serviços) nos mecanismos de busca – Google, Yahoo!, Bing, entre outros.

O SEM pode ser utilizado para gerar alto fluxo de visitantes ao seu website, gerar leads comerciais ou também gerar vendas diretas, no caso do  e-commerce.

Para sites de conteúdo/notícias e também aqueles que vendem publicidade em suas páginas, o grande fluxo de usuários é fundamental para seu sucesso uma vez que, neste caso, quantidade é melhor do que qualidade.

Muitos websites vendem publicidade em suas páginas no formato CPM (custo por mil) ou seja, a cada mil visualizações do seu banner dentro do site escolhido, você pagará um valor fixo. Quanto mais visualizações do banner, maior será a receita recebida pelo dono do site.

Neste caso, o trabalho de SEM será voltado à geração de tráfego.

Quando pensamos em e-commerce, alto fluxo de pessoas também é importante, porém a qualificação desta audiência precisa ser bem maior, uma vez que o investimento no clique precisa gerar retorno em vendas, o que chamamos de conversão.

Neste caso, o trabalho de SEM deverá ser mais direcionado, visando atingir diretamente o público-alvo da loja, minimizando ao máximo a dispersão dos anúncios e das campanhas. Precisamos ter um ROI (return on investment) alto.

Para os e-commerce, o SEM será voltado à geração de vendas.

A geração de leads pode ser interpretada de diversas formas. Um lead pode ser o download de uma ficha de inscrição, de um catálogo de produtos, o envio de um formulário de contato, o assistir de vídeo no site, etc. Ou seja, lead é uma oportunidade.

Quando o usuário faz alguma destas ações no seu website, podemos entender que foi gerada uma conversão.

Neste terceiro cenário, o SEM será focado em geração de leads.

O SEM é uma estratégia de marketing para obter resultados no curto prazo (metodologia From Short to Long Term). Importante: a geração de visitas e/ou vendas vai depender muito da configuração das campanhas na conta AdWords da empresa, carregar os créditos que serão consumidos conforme os cliques e pronto, seus anúncios já estão sendo veiculados!

É importante ficar muito atento às configurações das campanhas para que seus créditos não sejam consumidos rapidamente e seus anúncios não sejam exibidos para quem não se interessa pelo assunto. Contratar um profissional de marketing digital ou mesmo uma consultoria externa pode ser uma alternativa.

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br

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