5 de novembro de 2013

12 passos para uma loja virtual

A evolução do comércio eletrônico brasileiro não é mais surpresa. Há cinco anos o mercado cresce entre 25% e 30% ao ano. A previsão para 2013 é de uma movimentação total de R$ 28 bilhões, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2012.

Segundo o relatório Web Shoppers, o ticket médio é de aproximadamente de R$ 350,00 e as cinco principais categorias são:




  • Moda e Acessórios: 13,7%
  • Eletrodomésticos: 12,3%
  • Saúde, beleza e medicamentos: 12,2%
  • Informática: 9,0%
  • Livros / Assinaturas Revistas: 8,9%
Apesar destes dados interessantes, segundo a Ecommerce School, apenas 30% das lojas virtuais brasileiras estão ativas. Ou seja, do total de 23 mil lojas existentes, apenas 6.900 estão em operação e realizam pelo menos dez vendas por mês.

Assim, antes de montar uma loja virtual, é necessário o mínimo de planejamento. Existem plataformas ao custo mensal de R$ 50,00 ou R$ 100,00. Muito bom, certo? Nem sempre, pois você deve tomar cuidado com outras variáveis, como:

  1. Sistema de gestão empresarial
  2. Controle de estoque
  3. Meio de pagamento
  4. Sistema anti-fraude
  5. Embalagem
  6. Entrega e logística reversa
  7. Apresentação visual dos produtos (fotografia)
  8. Conteúdo das páginas de produto
  9. Plano de marketing digital (clique aqui e saiba mais)
  10. Canais de venda
  11. Código de Defesa do Consumidor

Então, atente-se para estes 11 pontos importantes, além de escolha da plataforma da loja virtual. Coloque tudo no papel, descrevendo cada item. Estabeleça processos e tenha definido um investimento mínimo e tempo esperado de retorno. Com isto em mãos, você estará entre os 30% de lojas ativas.

Até a próxima!

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