10 de dezembro de 2013

O boom do m-commerce

O comércio eletrônico pelo celular, ou mais conhecido como m-commerce, está crescendo a uma velocidade de dois dígitos nos Estados Unidos. A tendência é fechar 2013 com um faturamento total de US$ 41,68 bilhões, 68,2% a mais que o ano passado.

O volume total do e-commerce nos EUA é de impressionantes US$ 262,3 bilhões. Em 2017 este montante deve atingir quase US$ 440 bilhões, segundo a eMarketer, ficando o m-commerce com uma participação de 26% de todas as vendas online, ou seja, US$ 113 bilhões.

Para termos uma pequena noção da rápida expansão do m-commerce nos grandes varejistas americanos, o faturamento pelo celular no eBay cresceu 90% em um ano, enquanto que o e-commerce tradicional evoluiu 20%.



Do outro lado do mundo, no Japão, os jovens consumidores usam como meio preferencial de compra seus telefones celulares. Isso tem chamado a atenção de investidores. Neste país, o m-commerce é o segmento que mais cresce no setor de e-commerce, representando praticamente 50% de todas as compras online.

Enquanto isso, no Brasil, o comércio eletrônico pelo celular representa algo em torno de 3,6% do total, ou aproximadamente R$ 1 bilhão. Sim, o m-commerce está engatinhando no nosso País. Mas, o acelerado crescimento do uso de celulares inteligentes pelos brasileiros e o amadurecimento do comércio eletrônico em geral estão gerando oportunidades para uma evolução vertiginosa nos próximos anos.


Obstáculos

No início deste ano, a Google divulgou uma pesquisa sobre os principais entraves à evolução do m-commerce no Brasil. O motivo mais citado (32,1%) foi a velocidade de carregamento das páginas das lojas virtuais no celular. Na segunda posição de reclamação, mencionada por 29,2% dos entrevistados, ficou a ausência de um formato para telas pequenas – maioria dos smartphones brasileiros, principalmente na classe C.

Mas, estes empecilhos são de fácil solução, pois basta que os varejistas criem uma versão mobile, de adaptação automática (responsiva) para os dispositivos móveis.

Oportunidades

Estamos vivendo uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro, impulsionado principalmente pelos jovens entre 15 e 35 anos e pelo crescimento das vendas dos smartphones em todo o Brasil – 110% de aumento de vendas em um ano, conquistando 54% do mercado de celulares – que atualmente soma pouco mais de 260 milhões de aparelhos.

O que era uma promessa, atualmente é uma das maiores oportunidades para os varejistas online, despontando como uma das grandes tendências para 2014.

Quer saber como aproveitar o marketing digital pelo m-commerce? Confira aqui.

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br.

Este post foi retirado do artigo original de mesmo nome, de autoria de Luiz Paulo Bellini Junior, publicado na revista Leia ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.