28 de janeiro de 2014

Qual a importância do headings (H1, H2, H3, etc.)?

Antes de falarmos sobre a importância dos headings, também conhecidos como H1, H2, H3, etc. vamos entender o que isto significa.

As headings são pontos importantes/relevantes da página de um website no qual o mecanismo de busca (Google, Yahoo!, Bing) irão buscar informações sobre o conteúdo daquela página. É um dos locais mais importantes para mostrarmos ao buscador qual o assunto abordado em nossa página para que ele faça o vínculo com a busca do usuário e assim fazer o rankeamento dos websites. É trabalho integrante da otimização (SEO).

Os headings vão de H1 até H6, sendo que o H1 é o mais importante e o H6 o menos importante.

Ao construir um website, o webdesigner precisa ter bons conhecimentos sobre otimização para poder aplicar a lógica de forma correta.


Por exemplo, em um website de cosméticos podemos dividir os headings da seguinte forma:
H1: Cosméticos e Produtos para Saúde e Beleza (proposta geral do site)
   H2: Cremes e Loções Hidrantes para a Pele (área focada em hidratantes)
     H3: Creme para os pés ou Creme para as mãos (uso mais específico do prod.)
       H4: Creme antialérgico para os pés (característica do produto específico)
         H5 e H6: assim sucessivamente “afinando” as informações da página do produto ou serviço ofertado.

E qual a importância dos headings?

Visto isto, fica claro que os headings são importantes ferramentas para otimização do website pois facilitam a identificação de determinado produto ou serviço pelo buscador.

Sugerimos que todos websites tenham pelo menos até o H3 feito de forma correta e coesa. A configuração dos headings em um website não são usuais entre os webdesigners e muitas vezes a empresa interessada precisa contratar uma consultoria especializada em otimização para identificar os headings (se existir), avaliá-los e então fazer as sugestões e alterações necessárias para uma boa otimização.

Apenas para ilustrar, busquei dois exemplos na internet. Um com o H1 feito da forma correta e outra da forma errada:


Em qual das duas situações o buscador terá mais facilidade em encontrar um site ou página que ofereça “Hidrante para Rosto”.  A resposta é óbvia, né?

Espero que tenham entendido um pouco da importância dos headings em um site e daqui pra frente cobrem seus webdesigners para deixá-los bem feitos ou contratem uma consultoria para fazer as correções necessárias.

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br
Acesse nossa Company Page no LinkedIn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.