22 de julho de 2014

5 dicas para uma boa campanha de Google AdWords

Para quem está iniciando no mundo dos links patrocinados e optou em tentar gerenciar a campanha pessoalmente, sem a contratação de um profissional certificado pelo Google ou uma agência de marketing digital, aí vão 05 dicas básicas mas muito importantes para montar uma boa campanha no Google Adwords.



1) Defina o objetivo da campanha: antes de mais nada, é importante saber o que você espera desta ação no Google AdWords. Se pretende fixar a marca da empresa, se o foco é gerar leads comerciais ou se o intuito é gerar tráfego, atrair fluxo de acesso para o site.

2) Otimize sua Landing Pagesua landing page ou página de destino dos anúncios precisa estar em sintonia com as palavras-chave e anúncios da campanha. Se você é dono de um posto de gasolina e está divulgando uma promoção de combustível e quando o usuário clica no anúncio vai para uma página onde se fala sobre serviços de troca de óleo, loja de conveniência ou outra coisa, isto irá confundi-lo e provavelmente ele sairá do seu site, fazendo com que a campanha perca a efetividade.

Se o anúncio oferece um determinado serviço, produto ou promoção, é fundamental que a landing page reforce a mensagem do anúncio. Se a campanha for configurada para também exibir anúncios em celulares, certifique-se de que seu website tem o layout preparado para este tipo de dispositivo e assim a navegação do usuário ser fácil.

3) Defina corretamente as palavras-chave de acordo com o objetivo: as palavras-chave são fundamentais para o sucesso de uma campanha pois é através dela que todo o processo de busca se inicia.

Assim, certifique-se de que suas palavras-chave estão de acordo com os objetivos da sua campanha. Se o foco for gerar tráfego/fluxo para o site selecione palavras mais abrangentes e assim a possibilidade de atingir mais pessoas é maior.

Se o foco for gerar leads comerciais, identifique os termos mais utilizados no segmento e procure focar mais neles. Isto trará um número menor de visitantes porém visitantes mais qualificados e alinhados com seu produto ou serviço.

Se o objetivo é o reforço de marca, então é necessário um estudo para identificar quais os termos e assuntos que sua marca pretende se vincular.

4) Palavras-Chave Negativas: procure identificar termos que geram fluxo inadequado ao seu website, por exemplo, se você não quer oferecer um produto ou serviço gratuitamente vale a pena incluir termos como: “grátis”, “de graça” ou “gratuito” em sua lista de palavras-chave negativas.
Para se aprofundar neste tópico, clique aqui e leia nosso post sobre o assunto.

5) Direcione corretamente os cliques: de nada irá adiantar traçar o objetivo da campanha, selecionar cuidadosamente as palavras-chave e palavras-chave negativas e fazer uma página de destino alinhada com os anúncios se você direcionar o usuário para uma outra página ou mesmo para a homepage do website e assim a pessoa ficar “perdida” dentro do site, tendo que navegar até encontrar a informação pela qual ela clicou e chegou até lá.

Se você está divulgando um serviço de consultoria imobiliária, leve a pessoa até a página que explique exatamente este serviço e não para uma página que conte a história da empresa, mostre quem são os sócios ou uma página que concentra todos os serviços.

Seguir estes 05 passos iniciais já será um bom começo para sua nova campanha no Google Adwords e com certeza verá resultados em breve.

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br 

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