31 de março de 2017

Como Fazer Marketing Digital: insights do Relatório Anual SEJ

O Search Engine Journal (SEJ), um dos maiores veículos sobre Marketing Digital no mundo, publicou seu relatório anual “Estado do Marketing Digital 2017”.

Trazemos em primeira mão para você este estudo completos que reúne dados sobre o comportamento dos profissionais e das agências, como trabalham, investem e medem o sucesso das campanhas de marketing digital.



Mais de 230 profissionais de marketing digital participaram da pesquisa e após meses de análise de dados, os resultados foram consolidados. Vamos então entender como a indústria de marketing digital está mudando, segundo a pesquisa do SEJ.

Quem são os respondentes da pesquisa?

  • Especialista em SEO: 34%
  • Gerente / Multidisciplinar: 28%
  • Proprietário de Negócio: 12%
  • Especialista em Marketing de Conteúdo: 10%
  • Especialista em CPC: 9%
  • Especialista em Mídia Social: 7%




A maioria dos entrevistados ouve podcasts para se manter atualizado sobre marketing digital. Eles também consideram Webinars um método eficaz para aprender sobre o setor.

Optimização do Search Engine (SEO)

As auditorias de sites são semelhantes às visitas de rotina ao médico. Para manter seu (ou do seu cliente) site saudável, auditorias regulares são necessárias. A realização de auditorias de SEO ajuda a identificar erros e indica melhorias no seu site.

Então, quantas vezes você deve realizar uma auditoria do site? 47% dizem que uma auditoria de SEO completa deve ser realizada a cada seis meses, mas apenas 43% ou menos de metade dos profissionais de SEO sempre auditar o site de um novo cliente.

Indicadores de Investimento em Marketing Digital

  • 31% dos entrevistados gastam entre US$ 51 e US$ 300 em ferramentas de SEO por mês
  • 23% investe menos de US$ 50 por mês
  • 68% dos inquiridos utilizam campanhas de remarketing
  • 66% dos inquiridos consideram que as campanhas de remarketing são eficazes
  • 42% dos entrevistados alocam a maior parte de seu orçamento de marketing digital para campanhas de CPC e anúncios gráficos (campanhas de Display).

Mas, quanto anunciantes investem em suas campanhas CPC? A pesquisa da SEJ revela uma distribuição uniforme dos orçamentos:

  • 17% investe menos de US$ 50 por mês
  • 16% aplicar mais de US$ 5.000 mensais
  • 18% registra investimentos entre US$ 50 e US$ 300 nas suas campanhas mensais de CPC

A pesquisa também mostra que estar nas três primeiras posições nos resultados de busca pagas (links patrocinados) ajuda a obter o maior número de cliques nos anúncios. A média do CTR varia entre 2% e 3%.

O Marketing Digital nas Redes Sociais

Não é surpresa para ninguém que o Facebook é o vencedor entre os anunciantes digitais, com 62% dos investimentos. Os entrevistados da pesquisa também concordam que o Facebook é bom para as pequenas empresas, com 80% de afirmação que a rede de mídia social possibilita um uso eficaz dos recursos.

Quando se trata de medir a eficácia das campanhas de mídia social, as três principais métricas monitoradas pelos profissionais de marketing digital são:

  • Engajamento (likes, compartilhamentos e comentários): 39%
  • Conversões: 31%
  • Tráfego: 13%




Isso significa que o engajamento nos meios de comunicação social tem muito a ver com visitas a sites e conversões. Outras métricas incluem alcance (6%) e seguidores (2%).

Indicadores de Investimento em Marketing nas Redes Sociais

  • 27% dos entrevistados gastam entre US$ 51 e US$ 300 em campanhas sociais por mês
  • 19% gastam menos que US$ 50 mensais
  • 16% investem entre US$ 301 e US$ 1000 por mês
  • 46% dos entrevistados acreditam que as empresas podem ser eficazes nas mídias sociais sem utilizar campanhas pagas, enquanto uma quantidade igual diz o contrário
  • 8% restantes não sabem

Marketing de Conteúdo

A pesquisa da SEJ revelou que para 56% dos entrevistados o marketing de conteúdo é o aspecto mais eficaz do marketing digital. Eles avaliaram e compararam ação de marketing de conteúdo, SEO e mídia social. Assim, entre estes o marketing de conteúdo lidera.

No entanto, apesar de sua popularidade, os anunciantes digitais não alocam uma grande parte do seu orçamento para o marketing de conteúdo.

  • 24% dos entrevistados gastam menos de US$ 50 por mês
  • 20% gastam entre US$ 50 e US$ 300 mensais
  • 17% investem entre US$ 301 e US$ 1.000 por mês
O SEJ perguntou sobre qual tipo de conteúdo é mais eficaz na geração de leads qualificados. Veja as respostas:

  • A postagem de blog liderou a lista com 41%
  • Conteúdos como White Paper e E-books ficaram em um segundo, com 14%
  • Vídeo registrou apenas 12%
  • Webinars 7%
  • Podcasts 3%

Os dados coletados pelo SEJ Relatório Anual: Estado do Marketing Digital 2017
mostram dados curiosos e importantes para o setor; e ainda podem ajudar sua agência ou sua empresa a se organizar e planejar a próxima campanha de marketing digital.

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#AWDigital
Fonte: https://www.searchenginejournal.com/sej-annual-report-state-digital-marketing-2017-data/187577/

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