Trazemos em primeira mão para você este estudo completos que reúne dados sobre o comportamento dos profissionais e das agências, como trabalham, investem e medem o sucesso das campanhas de marketing digital.
Mais de 230 profissionais de marketing digital participaram da pesquisa e após meses de análise de dados, os resultados foram consolidados. Vamos então entender como a indústria de marketing digital está mudando, segundo a pesquisa do SEJ.
Quem são os respondentes da pesquisa?
- Especialista em SEO: 34%
- Gerente / Multidisciplinar: 28%
- Proprietário de Negócio: 12%
- Especialista em Marketing de Conteúdo: 10%
- Especialista em CPC: 9%
- Especialista em Mídia Social: 7%
A maioria dos entrevistados ouve podcasts para se manter atualizado sobre marketing digital. Eles também consideram Webinars um método eficaz para aprender sobre o setor.
Optimização do Search Engine (SEO)
As auditorias de sites são semelhantes às visitas de rotina ao médico. Para manter seu (ou do seu cliente) site saudável, auditorias regulares são necessárias. A realização de auditorias de SEO ajuda a identificar erros e indica melhorias no seu site.
Então, quantas vezes você deve realizar uma auditoria do site? 47% dizem que uma auditoria de SEO completa deve ser realizada a cada seis meses, mas apenas 43% ou menos de metade dos profissionais de SEO sempre auditar o site de um novo cliente.
Indicadores de Investimento em Marketing Digital
- 31% dos entrevistados gastam entre US$ 51 e US$ 300 em ferramentas de SEO por mês
- 23% investe menos de US$ 50 por mês
- 68% dos inquiridos utilizam campanhas de remarketing
- 66% dos inquiridos consideram que as campanhas de remarketing são eficazes
- 42% dos entrevistados alocam a maior parte de seu orçamento de marketing digital para campanhas de CPC e anúncios gráficos (campanhas de Display).
Mas, quanto anunciantes investem em suas campanhas CPC? A pesquisa da SEJ revela uma distribuição uniforme dos orçamentos:
- 17% investe menos de US$ 50 por mês
- 16% aplicar mais de US$ 5.000 mensais
- 18% registra investimentos entre US$ 50 e US$ 300 nas suas campanhas mensais de CPC
A pesquisa também mostra que estar nas três primeiras posições nos resultados de busca pagas (links patrocinados) ajuda a obter o maior número de cliques nos anúncios. A média do CTR varia entre 2% e 3%.
O Marketing Digital nas Redes Sociais
Não é surpresa para ninguém que o Facebook é o vencedor entre os anunciantes digitais, com 62% dos investimentos. Os entrevistados da pesquisa também concordam que o Facebook é bom para as pequenas empresas, com 80% de afirmação que a rede de mídia social possibilita um uso eficaz dos recursos.
Quando se trata de medir a eficácia das campanhas de mídia social, as três principais métricas monitoradas pelos profissionais de marketing digital são:
- Engajamento (likes, compartilhamentos e comentários): 39%
- Conversões: 31%
- Tráfego: 13%
Isso significa que o engajamento nos meios de comunicação social tem muito a ver com visitas a sites e conversões. Outras métricas incluem alcance (6%) e seguidores (2%).
Indicadores de Investimento em Marketing nas Redes Sociais
- 27% dos entrevistados gastam entre US$ 51 e US$ 300 em campanhas sociais por mês
- 19% gastam menos que US$ 50 mensais
- 16% investem entre US$ 301 e US$ 1000 por mês
- 46% dos entrevistados acreditam que as empresas podem ser eficazes nas mídias sociais sem utilizar campanhas pagas, enquanto uma quantidade igual diz o contrário
- 8% restantes não sabem
Marketing de Conteúdo
A pesquisa da SEJ revelou que para 56% dos entrevistados o marketing de conteúdo é o aspecto mais eficaz do marketing digital. Eles avaliaram e compararam ação de marketing de conteúdo, SEO e mídia social. Assim, entre estes o marketing de conteúdo lidera.
No entanto, apesar de sua popularidade, os anunciantes digitais não alocam uma grande parte do seu orçamento para o marketing de conteúdo.
- 24% dos entrevistados gastam menos de US$ 50 por mês
- 20% gastam entre US$ 50 e US$ 300 mensais
- 17% investem entre US$ 301 e US$ 1.000 por mês
- A postagem de blog liderou a lista com 41%
- Conteúdos como White Paper e E-books ficaram em um segundo, com 14%
- Vídeo registrou apenas 12%
- Webinars 7%
- Podcasts 3%
Os dados coletados pelo SEJ Relatório Anual: Estado do Marketing Digital 2017
mostram dados curiosos e importantes para o setor; e ainda podem ajudar sua agência ou sua empresa a se organizar e planejar a próxima campanha de marketing digital.
Confira mais postagens sobre as principais áreas do Marketing Digital:
- Links Patrocinados (SEM)
- Otimização para Buscar Orgânica (SEO)
- Marketing nas Redes Sociais
- Marketing de Conteúdo
#AWDigital
Fonte: https://www.searchenginejournal.com/sej-annual-report-state-digital-marketing-2017-data/187577/
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