16 de outubro de 2017

O que é WordPress!

Temos recebido pedidos cada vez mais frequentes de nossos clientes para que façamos sites em WordPress mas percebemos que a grande maioria ainda não entende muito bem o que é nem as vantagens desta ferramenta e por isso resolvemos criar este post.

WordPress, criado em maio de 2003, é um sistema de gerenciamento de conteúdo de websites (CMS), ex: textos e fotos, e
que tem código aberto, ou seja, todas as pessoas com conhecimento em programação podem fazer melhorias, alterações e até criar plugins para funções específicas. É algo colaborativo.

No passado, usava-se muito para criação de blogs mas agora são feitos websites completos em WordPress, com diversas páginas, estruturas, layouts, área de fotos, vídeos, calendário de eventos e até lojas virtuais podem ser feitas em WordPress (com plugin WooCommerce)!

Atualmente no mercado, há inúmeros sites que vendem templates de WordPress, ou seja, estruturas prontas de layout que podem ser customizadas de acordo com a criatividade e técnica de cada programador.

Sites em WordPress atendem perfeitamente campanhas de links patrocinados, permitindo instalações de códigos de conversão, e também dão bastante autonomia para o trabalho de otimização (SEO) através de plugins. O mais popular plugin de otimização para WordPress é o Yoast.

Outro plugin bastante usado para rotação de banners e assim deixar o site mais dinâmico, é o Slider Revolution.

Para formulário de contato, o Form7 é bastante utilizado pois permite customizar formulários além de se integrar com ferramentas de geração de banco de dados.

Outra vantagem do WordPress é que a plataforma é atualizada constantemente, melhorando com isso as condições de segurança contra possíveis invasões.

Quando o projeto é bem estruturado, o sistema administrativo do site é bem fácil de ser manuseado e assim a empresa não precisa de uma equipe técnica treinada para fazer as atualizações no site. O admin pode ser bastante intuitivo como por exemplo para inserir uma imagem no site basta “arrastá-la” do seu computador para dentro do admin sem a necessidade de abrir janelas, fazer upload de imagem e salvar.

Existem duas vertentes do WordPress, são elas:

WordPress.ORG: é uma versão mais completa, com mais recursos e que lhe permite mais customizações porém você irá precisar de uma hospedagem profissional para seu site ou blog.

WordPress.COM: é bem mais restrita em relação a plugins, templates e não permite customizações de código-fonte, porém você poderá hospedar seu site/blog gratuitamente, ex:  www.seusite.wordpress.com

Em resumo, para a grande maioria do mercado, ter um site em WordPress é extremamente vantajoso pois o projeto fica pronto bem mais rápido e mais barato do que se fosse desenvolvido em um framework todo customizado para o cliente.

Esperamos ter ajudado a sanar algumas dúvidas.


Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.