12 de setembro de 2013

O que é a Computação em Nuvem e como você pode se beneficiar dela?


Se você não conhece o assunto, parece algo abstrato. Mas, isso pode mudar a sua vida. Pode ser que você já esteja usando e nem saiba. Se você está na rede social ou utiliza alguma aplicação de armazenamento de arquivos online, você usa a nuvem. Se você está lendo este post, você está na nuvem - você só não consegue vê-la.

A Nuvem, chamada mundialmente de Cloud (expressão em inglês), não é algo físico. Você não consegue tocá-la. A Computação na Nuvem é formada por uma rede de servidores espalhados pelo mundo. Cada servidor tem uma função diferente e as informações entre eles circulam a cada milionésimo de segundo.

Por exemplo: você tira uma foto com seu smartphone. Esta fica armazenada na memória do seu telefone até que você posta a imagem no Instagram, ou no Facebook. A partir daí, ela já está na nuvem e você pode apagá-la do seu aparelho, liberando espaço para mais fotos. Ou, ao invés de colocar sua foto na rede social, você pode armazená-la em aplicações gratuitas como Google Drive, Drop Box, Copy ou iCloud. A partir disto, você consegue acessá-la de qualquer aparelho com acesso à Internet.


Você encontra a Nuvem em todo lugar, a todo momento e muitas vezes gratuitamente. Das aplicações de armazenamento de dados mencionadas, o Google Drive e o Copy permitem 15GB de espaço cada um, o Drop Box começa com 2GB (podendo chegar a 18GB) e o iCloud com 5GB. Ou seja, se você gerenciar seus arquivos entre as quatro plataformas, terá 37GB sem pagar um centavo.

Além da gratuidade de muitas soluções, o melhor benefício é que você não precisa mais carregar pilhas de documentos, nem notebook para onde você vai. Por exemplo, se você usa as soluções de texto e planilha do Google e as armazena no Drive, a única coisa que você precisa é de um acesso à internet.

Ainda não entendeu muito bem como você pode usar a Nuvem em benefício próprio? Imagine que você fez uma viagem de 20 dias pela Europa, visitando 4 países, ou 10 cidades. Quantas fotos você consegue tirar neste período? Duas mil? Guardar este volume de informação requer espaço – pelo menos 2GB. Você consegue guardar isto em um Pen Drive. Mas, se você perdê-lo, perde todas as fotos. Você pode colocar as fotos no Picasa e pronto. Caso você queira manter um back-up, você pode colocar as fotos no Drop Box. Entendeu melhor agora como a Nuvem pode te ajudar?

Ou seja, a “remotabilidade” é o melhor benefício. Imagine o impacto disto para as empresas. Redução de custo, ganho de escala, disponibilidade de ter colaboradores ao redor do mundo de maneira ágil, e muito mais. Aproveite o que a Nuvem tem de melhor.

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.