12 de novembro de 2013

Música e HTML 5


HTML é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Ela permite que navegadores transformem códigos em textos e imagens, conforme vemos na tela. É, portanto, uma linguagem hipertextual que já está em sua quinta versão, hoje denominada de HTML 5. Com o crescimento do compartilhamento de arquivos multimídias online, o HTML 5 veio suprir a necessidade de um suporte mais adequado a arquivos de vídeos e sons, deixando a apresentação mais leve e sem a necessidade do uso de plug-ins, como era o caso dos vídeos em Flash, tão difundidos por sites como o YouTube. Isso significa que agora o usuário já não precisa mais ter o Flash instalado em seu computador, pois o próprio navegador – Chrome e Firefox já dão 100% de suporte ao HTML 5 – é capaz de mostrar vídeos sem o peso extra da instalação de novos plug-ins.



Aproveitando desse novo suporte, a banda canadense Arcade Fire, em parceria com o Chrome Experiments, criou um vídeo interativo para a música The Wilderness Downtown. O vídeo aproveita de recursos dos HTML 5 e da interação com o Google Maps permitindo que cada vídeo seja único e customizado, uma tendência muito forte na internet atualmente. Ao iniciar o vídeo, o usuário é solicitado a adicionar o endereço de onde passou a infância. O roteiro do vídeo usa imagens do street view, além de imagens de satélite para simular o ator correndo na vizinhança onde o usuário passou sua infância. Cada vídeo será único, já que cada usuário irá utilizar um endereço específico. Ao final do vídeo, ainda é possível adicionar uma mensagem que será compartilhada com outras pessoas que acessarem o vídeo.


A banda se apropriou brilhantemente da tecnologia para gerar mais engajamento com seus fãs. O site pede que você libere o uso de pop-ups, pois o vídeo irá brincar com a abertura de várias de janelas (este exemplo acima é situado na cidade de Brasília) que irão misturar imagens do ator, feitas pela produção da banda e imagens do próprio Google Maps. O vídeo também utiliza um novo recurso do HTML 5, que é a integração de elementos 3D apenas através de códigos. Então, vemos brotar do chão da nossa vizinhança árvores e mais árvores que irão compor o visual final do vídeo. Tudo isso é resultado de uma hiper realidade que virá permitir uma imersão ainda maior do usuário no universo da banda. 

Para quem se interessou pelo projeto, vale conhecer também o vídeo da banda OK GO, também em parceria com o Chrome Experiments. Neste vídeo, a customização não é tão complexa como no do Arcade Fire, mas ao final podemos ver uma surpresa a partir da mensagem que nos é solicitada escrever antes do vídeo iniciar (exemplo abaixo).


Conheça:
Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.