Em setembro de 2013, o Google mudou seu algoritmo de busca que passou a se chamar Hummingbird (beija-flor) pois é extremamente veloz e preciso.
De acordo com executivos do Google, esta foi a maior mudança feita no mecanismo de busca desde o ano 2001.
Mas afinal, para que serve esta melhoria? O que o usuário ganha com isto?
Este novo sistema faz com que o Google interprete melhor os termos de busca e também o conteúdo dos websites, conseguindo assim vincular com maior precisão o termo buscado com a página do website. Ganha o internauta.
Com esta melhoria, o Google passa a se adaptar ao modo de “falar” das pessoas ao invés do usuário ter que digitar o termo para que a máquina reconheça, inclusive fazendo associações como automóvel e carro, motocicleta e moto, filme e vídeo, etc. É uma busca pelo contexto da palavra-chave e não exclusivamente pelo significado dela. Além disto, outros fatores ganharam relevância no momento do Google exibir o resultado, tais como localização do internauta e buscas anteriores.
Este novo cenário estimula os departamentos de marketing de empresas e agências de marketing digital a criar novos tipos de conteúdo, mais amplos e menos focados em atender o robô (crawler) do Google. A tendência é construir conteúdos mais humanizados.
Até a próxima!
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