O Google Analytics é uma ótima ferramenta (existem outras) para monitorar os acessos do seu website. Ele fornece centenas de informações relevantes, tais como quantas pessoas acessaram o site, quais as páginas mais visitadas, de qual parte do país ou do mundo vem a audiência do site, quais palavras-chave estão atraindo mais fluxo, qual o tempo de permanência destas pessoas no site, se o acesso veio de um computador convencional ou de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) inclusive a marca e modelo do dispositivo!
Para aqueles que tem loja virtual, o Google Analytics fornece dados sobre as vendas feitas pelo site, ticket médio das transações, ranking de produtos mais vendidos, quais mídias estão gerando mais vendas, taxa de conversão do site, entre outras informações.
Ele também é uma ferramenta fundamental para o trabalho de otimização (SEO) nos websites. Veja aqui a importância da otimização em websites.
Veja abaixo uma imagem do Google Analytics:
Para ter o Google Analytics no seu site você precisa primeiro ter uma conta Analytics através de qualquer e-mail do GMAIL. Assim que acessar o painel de controle do Analytics, você encontrará um código que deverá ser inserido no código-fonte do seu website para então a ferramenta passar a “ler” seu website.
O Google indica que este código seja instalado antes do </head> do código-fonte pois assim ele registrará acessos em todas as páginas. Caso contrário, o código deverá ser instalado em todas as páginas do site, uma a uma, e a probabilidade de alguma página ser esquecida e não contabilizada é grande.
Para instalar este código você obrigatoriamente precisará do suporte de um webmaster da empresa ou do suporte de uma agência digital.
Até a próxima!
Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.