27 de agosto de 2013

A Importância da Otimização (SEO)

Nosso primeiro post sobre otimização no Blog da AW Digital responde uma pergunta fundamental. Porque ter um website otimizado? O que ganho com isto?

Atualmente, a competição na internet está tão, ou até mais acirrada do que nas mídias tradicionais: Revistas, Jornais, TV ou Rádio.

A busca por um bom posicionamento nas ferramentas de busca (Google, Yahoo! Bing, para citar os mais conhecidos) é fundamental para o sucesso do seu website e, em alguns casos, para o sucesso do seu negócio!

Para estar na primeira página dos buscadores, não precisamos apenas contar com o conhecido CPC (custo por clique), os chamados links patrocinados [veremos mais sobre CPC no futuro]. Há a possibilidade de estar na primeira página do Google ou de outros buscadores através da “busca orgânica” ou seja, aquela onde o site de busca naturalmente colocará seu website entre os primeiros, após uma avaliação da qualidade das páginas e outros fatores, que chamamos de “Quality Score” ou “Índice de Qualidade”.

Além de aumentar a taxa de exibição do link do seu website e de cliques gratuitos nos buscadores, um site otimizado auxilia também para o bom desempenho nas campanhas de links patrocinados (SEM – Search Engine Marketing), reduzindo o custo do clique cobrado pelo buscador, uma vez que este entende que, caso o usuário clique naquele anúncio pago, encontrará rápido e facilmente o conteúdo buscado.

Um bom trabalho de otimização não se resume apenas ao website (otimização onpage). São necessárias ações fora do website (otimização offpage) tais como: Geração de conteúdo relevante, trabalho de assessoria de imprensa “cavando” matérias interessantes sobre o seu negócio em outros websites e levando (link) para o seu site, atualização sobre participação em eventos, entrevistas com executivos da empresa entre outras coisas.

A otimização onpage e otimização offpage devem caminhar juntas, em sincronia.

Veremos nos próximos posts sobre otimização, algumas dicas sobre keywords, title, description, headings e outros pontos que irão lhe ajudar a ter um site otimizado e assim aparecer mais facilmente, e em uma posição melhor do que a dos concorrentes, nas buscas do Google, Yahoo! e Bing.

Até a próxima!


Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.