As empresas são criadas, presumidamente, com o objetivo de dar lucro. No mundo do e-commerce alguns querem apenas completar uma renda. Outros querem substituir um emprego que já não gostam mais.
Mas, antes de pensar no lucro, se um empresário do comércio eletrônico não apreciar o processo de marketing e gestão do negócio, ele/ela pode chegar a um lugar diferente do planejado – e não gostar.
Fato é que as pequenas empresas falham entre 80% e 90% do tempo. Esses índices podem ser questionáveis porque não há uma definição universal do insucesso empresarial. Mas, são dados que nos fazem pensar.
Algumas das falhas são porque a operação se tornou muito cara para se manter. Ou, ao invés de gerar renda para o proprietário, a loja online virou um fardo financeiro. Mas, o verdadeiro problema pode ser que o proprietário não conseguiu gerir as pequenas coisas, as “coisas chatas”, o processo de funcionamento da empresa.
Outros negócios morrem por negligência. Os empresários, geralmente, não gostam de fazer as coisas que mantém o negócio funcionando/girando.
MAS, empresários de comércio eletrônico devem amar o processo de funcionamento do negócio, tanto quanto o lucro (que almejam), uma vez este é consequentemente resultado daquele.
Empresários do e-commerce devem amar de Marketing
Marketing é o ato de comunicar o valor de um produto, serviço ou empresa a potenciais clientes com o objetivo de vender a esses clientes. Também é atividade primária do empresário do e-commerce.
Lojistas on-line devem ser apaixonados pela descrição do produto, fotografia, design do site, assinaturas de e-mail, tráfego orgânico, taxas de conversão, taxas de abandono do carrinho, e de fidelização de clientes. Um bom teste A/B precisa ser divertido.
Donos de empresas de comércio eletrônico devem passar a maior parte do seu tempo trabalhando em marketing.
Empresários do e-commerce devem amar Tecnologia
Em todas as suas formas, comércio eletrônico depende da tecnologia. Por isso, os empresários de comércio eletrônico precisam ter uma paixão pela Internet e por trabalhar com tecnologia. Na verdade, quase todos os aspectos da operação de um negócio de comércio eletrônico necessitam do uso de computadores e softwares.
Empresários do e-commerce devem amar Atendimento ao Cliente
Atendimento ao cliente é o novo campo de batalha para o comércio eletrônico, de acordo com Michiel Gaasterland, diretor de marketing para Robin, uma solução de serviço ao cliente. Em um artigo no blog KISSmetrics, Gaasterland descreve como isso é importante para as lojas on-line na competição com outras.
“Não é nenhum segredo que o shopper de hoje tem mais opções do que nunca. Novas lojas estão abrindo todos os dias na Internet, e grandes (novos) produtos inundam continuamente o mercado”, escreveu Gaasterland.
“Lá fora é uma selva e os clientes ficam perdidos entre todos os nomes, escolhas, opções e marcas. O que é pior? A lealdade do cliente está em baixa. As marcas não têm mais o mesmo poder de permanência/preferência.”
Neste contexto, é essencial para os empresários de comércio eletrônico conhecer os clientes, no sentido de compreender as necessidades e interações. Eles devem procurar tornar cada vez mais fácil para os shoppers fazer compras, e quando surgir um problema, estes empresários devem agir imediatamente para resolvê-lo.
Assim, o Atendimento ao Cliente é uma área em que os empresários precisam investir. É importante gostar do trabalho de aprender sobre os clientes, modificando o site e os processos para fazer compras, tornando-os suave e fáceis, respondendo sempre com uma atitude positiva quando os problemas surgem.
Empresários do e-commerce devem amar os produtos
Todo vendedor sabe que é mais fácil vender produtos que acredita e gosta do que produtos que não se preocupa ou, pior ainda, nem sequer gosta.
Isso vale para os empresários de comércio eletrônico também. Os produtos vendidos precisam ser interessantes e cativantes para o proprietário da loja virtual, porque haverá investimento de tempo escrevendo, descrevendo, e tirando fotos desses itens.
Empresários do e-commerce devem amar Números
Números importam, MUITO, no comércio eletrônico. Lojistas on-line precisam ser apaixonados por números. Existem, naturalmente, as atividades de contabilidade. As contas a pagar e receber precisam ser gerenciadas. Há estoques para contar, valorar e monitorar.
Os números irão conduzir as decisões do negócio também. Qual é sua operadora logística? Como, quando e onde você investe dinheiro, em publicidade ou promoção? Os números são parte do negócio.
Há muitas maneiras de ganhar dinheiro, e, no final, os empresários de comércio eletrônico precisam passar a maior parte do seu tempo com foco no processo de gestão do negócio. Por isso, é importante amar o processo tanto quanto os lucros.
Post retirado do blog http://emarketdigitalsales.com.br/empresarios-do-e-commerce-devem-amar-o-processo-tanto-quanto-os-lucros/
*eMarket Digital Sales é uma empresa de varejo online, especializada na análise, implantação, gestão e operação de lojas virtuais.
Nota: este post foi traduzido e adaptado do original Successful Ecommerce Entrepreneurs Love the Process as Much as Profits, de Armando Roggio.
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