Aprendemos com reconhecidos profissionais de marketing e na extensa literatura disponível sobre o tema, a importância de estabelecer para sua empresa estratégias de curto, médio e longo prazos. Costumamos projetar sua performance em 3 meses, 1 ano e até 5 anos depois de sua criação.
Apesar de reconhecermos a existência de crises, períodos de quedas de vendas, não costumamos fazer um planejamento que irá mostrar que o negócio irá deixar de existir em 5 anos. Mostraremos os esforços que serão feitos para ele crescer ou pelo se manter no mercado.
O momento que vivemos obrigou, literalmente do dia para a noite, grandes, médias e pequenas empresas a adaptarem a rotina de trabalho, a forma de venderem seus produtos e serviços e alterou a maneira de se comunicarem com seus clientes.
Escolas testam sua agilidade na migração do ensino presencial para a educação à distância. Pequenos negócios entendem a importância da presença online para ajudar em momentos em que nem todos podem estar nas ruas, empresas que vivem de produtos sazonais fazem campanhas em redes sociais para garantir a venda de sua produção e os profissionais de marketing trabalham para reinventar sua atuação em um mundo que provavelmente apresentará uma grande mudança de valores.
Dado este contexto, nos inspiramos em um artigo do site Entrepreneur para listar algumas dicas que podem ajudar a repensar as estratégias de sua empresa em momentos de crise.
Curto prazo
São as estratégias para um período de 1 a 3 meses. É aqui que nossa crise atual apresenta maior impacto. E, dependendo do seu setor, esse impacto pode ser positivo ou negativo. O mais importante é assumir o controle de coisas facilmente alteráveis, como publicidade em mídias sociais, anúncios em mecanismos de pesquisa, anúncios em vídeo e outros tipos de promoção digital que podem ser monitorados e ajustados de perto, conforme necessário.
Por exemplo, um grande restaurante pode fortalecer seu sistema de delivery e oferecer entrega gratuita. A comunicação irá rapidamente alterar essas informações para os consumidores e até ser ampliada para ajudar na divulgação.
Pense em promoções, oferecendo descontos para incentivar as vendas, vouchers que poderão ser trocados por produtos e serviços durante um determinado período.
Médio prazo
Marketing de médio prazo é aquele elaborado para três a nove meses. Embora as mudanças não sejam tão dramáticas quanto no curto prazo, sua empresa pode exigir alguns ajustes nessa estratégia para ter sucesso.
Foque nos produtos e serviços com maior demanda após a desaceleração da economia e espere retornos menores. Se a sua empresa pode investir em comunicação, envolva o máximo de publicidade e marketing possível para manter seu volume de vendas alto, mesmo que no médio prazo isso signifique menos lucro. O objetivo durante uma crise para qualquer empresa é permanecer vivo.
Longo prazo
Estratégias de longo prazo são aquelas de um a três anos. Não as altere neste momento. Aguarde as turbulências terminarem e aí repense sua empresa nesse período. Tome decisões inteligentes, use dados e números para solucionar problemas, fique ligado no incentivo e facilidades que o governo e sistema financeiro oferecem para manter as empresas vivas e ativas.
Todos estão enfrentando os mesmos desafios que você nesse momento, inclusive seus concorrentes. Mantenha sua marca com um posicionamento claro. Ações de marketing podem fazer diferença. Não desista de sua empresa.
Precisa de uma estratégia de Marketing para sua empresa? Fale conosco! contato@awdigital.com.br
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