Onde estão os erros e acertos da estratégia?
Qual canal oferece melhor retorno para o investimento feito?
O orçamento de marketing está sendo usado da melhor forma?
Todas essas são questões cujas respostas você encontra ao entender o que é métrica e usá-las a seu favor.
Confira 4 métricas de marketing que você deve acompanhar no seu negócio
1. Custo por Lead (CPL)
O sucesso de uma campanha de marketing digital depende de quão bem o seu site e conteúdo convertem o tráfego em leads.
Ou, ainda, se conseguem adquirir mais clientes com custos mínimos possíveis.
O Custo por Lead (CPL) é uma métrica que define o índice de conversão principal de uma campanha em particular e o custo correspondente, dando informações para todos na equipe quanto à sua rentabilidade.
O ideal é tentar filtrá-lo para estabelecer o custo por cada canal e identificar quais são os mais rentáveis.
2. Taxa de conversão
Medir quantos visitantes do seu site realmente se converteram em leads ou vendas é uma métrica valiosa e tangível para definir o seu sucesso de marketing digital.
Lembrando que essa conversão vai de acordo com seu objetivo final, seja ele a inscrição na newsletter, o download de algum material, como ebooks ou infográficos, contato via formulário, telefone ou WhatsApp, ou até mesmo a venda propriamente dita.
Logo, se o seu objetivo é reunir informações valiosas sobre os visitantes do site e potenciais clientes, ou converter visitas em vendas, o monitoramento de suas taxas de conversão pode dar uma ótima visão sobre quais aspectos específicos das suas campanhas oferecem os melhores resultados.
3. Número total de visitas
Seu site deve ser um alvo principal para seus clientes e potenciais clientes, certo?
Mas você também pode medir visitas totais em qualquer local relevante para sua estratégia, como em uma landing page específica do site ou para uma campanha pay-per-click.
Medir o número total de visitas dá a você uma ideia de quão efetiva a sua campanha está sendo ao direcionar o tráfego.
Se você notar que seus números caem de um mês para o outro, consegue investigar os canais de marketing para descobrir a razão para tal resultado.
Já em uma campanha saudável e estável, é esperado que o seu número total de visitas cresça de forma constante.
4. Fontes de tráfego
Geralmente, todas as plataformas de web analytics conseguem fornecer esses dados, que nada mais são do que o ponto de origem daquele visitante até o seu site.
No Google Analytics, por exemplo, eles podem ser encontrados na seção “Aquisição”.
Isso é extremamente útil para uma campanha de marketing digital em grande escala.
Afinal, apenas as “visitas totais” não podem dar uma indicação precisa sobre quais canais estão superando os demais nos resultados.
Dessa forma, você pode investir naqueles que estão trazendo o melhor retorno de fato.
E por falar em retorno, a nossa equipe está preparada para traçar uma estratégia assertiva para cuidar do marketing digital da sua empresa. Conte com a gente! contato@awdigital.com.br
*Com informações do site Klick Pages