28 de setembro de 2022

Metaverso: o que esperar para os próximos anos?


O Metaverso, termo bastante difundido após Mark Zuckerberg mudar o nome da sua holding Facebook para Meta, traz a ideia de um mundo virtual em que as pessoas possam interagir, fazer negócios e realizar vários outros tipos de atividades.

Desta forma, tem o potencial de revolucionar mercados diferentes, desde games até a organização de eventos.

Confira os detalhes!

O que é o Metaverso?

É a fusão dos ambientes virtual e real através da tecnologia. Na prática, funciona como espaços virtuais utilizados por pessoas reais, que poderão realizar atividades, transações, se comunicar, entre várias outras possibilidades, por meio do que temos de mais tecnológico. 

Para isso, serão aplicados recursos como Realidade Virtual, Aumentada, IA e o 5G, permitindo a existência de um “universo” em que será possível criar avatares e viver o nosso dia a dia por meio deles. Ou seja, algo como o The Sims, mas sem ser um jogo. 

 

Quais foram os efeitos sobre o mercado com o buzz do Metaverso?

Os investimentos iniciais em função do Metaverso vem refletindo em diversos tipos de mercados. Afinal, esse futuro da tecnologia pode movimentar milhões ou até bilhões de reais em muitos segmentos. 

Veja alguns dos principais efeitos já percebidos sobre o mercado: 

 

1. Valorização de criptomoedas e NFTs 

A premissa de um mundo cibernético persistente gera a necessidade de contar com um sistema que garanta a propriedade sobre itens e moedas. Esse é o caso das criptomoedas e NFTs, que têm sua validade reconhecida e valorizada nesta nova realidade. 

Aliás, o buzz em torno dessa novidade fez com que o investimento em NFTs aumentasse em cerca de 42%. Este foi o crescimento mais expressivo desde seu surgimento. 

 

2. Maior interesse pelo comércio eletrônico 

As compras online já haviam aumentado desde o início da pandemia, mas com o boom do universo virtual futuro, algumas empresas e artistas começaram a investir em Marketplaces de criptomoedas ou NFTs. Por exemplo, a artista Madonna e a gigante Spotify já estão apostando em NFTs 

Neste nicho específico do mercado, já é possível encontrar lojas com moedas e produtos completamente virtuais. 

 

3. Aquecimento do mercado de eventos 

Atualmente já temos grandes eventos realizados com transmissão online ou com imersão tecnológica que movimentam milhões de reais. No entanto, neste novo conceito, a proposta é que eles sejam 100% digitais, em que você possa assistir utilizando seu avatar. 

Para isso, será preciso eliminar as barreiras geográficas e aumenta consideravelmente o potencial de público. O que fez com que algumas empresas especializadas na área passassem a olhar isso com mais interesse, como a Microsoft, que criou uma plataforma de reuniões com hologramas e avatares. 

 

Nós somos especialistas em marketing digital e temos as ferramentas necessárias para tornar o seu e-commerce eficiente. Conte com a gente! contato@awdigital.com.br


*Com informações do site Impulso