17 de outubro de 2022

Google Analytics 4: o que mudou e como se preparar para o fim do GA Universal

O Google lançou em 2020 o Google Analytics 4 (GA4), nova versão do Google Analytics que veio para se tornar a versão padrão da ferramenta. Além disso, já foi anunciado que em julho de 2023 não teremos mais o Google Analytics Universal rodando.

Entenda quais são as mudanças da nova versão do Google Analytics, o GA4, e o que você precisa fazer a respeito da ferramenta atual.

O que é o Google Analytics 4?

Depois de praticamente 15 anos com o Google Analytics Universal rodando, o Google decidiu se adaptar às novas realidades do mercado. A empresa lançou uma versão que se adequa mais aos momentos que vivemos, como, por exemplo, o fim dos cookies.

Até o momento desse post, o GA4 é a versão padrão do Google Analytics. Além de mudar toda a interface da ferramenta, ela muda algumas outras funcionalidades, como a forma de captura dos dados e os relatórios. Vale lembrar que o nome se deve a esta ser a 4ª versão do Google Analytics. 

 

Como funciona o Google Analytics 4?


O GA Universal era baseado em pageviews, ou seja, cada vez que a página do site carregava, o código do Google Analytics carregava junto. Por isso, tudo dependia dessa forma de coleta.  

Além disso, o GA era muito voltado e desenvolvido para sites. O mercado, por outro lado, cada vez mais possui aplicativos, com grandes marcas investindo pesado nessa frente. Portanto, o Google precisava se adaptar para que sua ferramenta funcionasse também para apps e o GA4 serve justamente para três frentes: app, web e App + Web. 

A forma de coleta do GA4 é baseada em eventos, ou seja, interações que o usuário executa em seu site ou app como, por exemplo, clicar em um menu, descer a barra de rolagem da página e realizar uma pesquisa no site 

 

Estrutura GA4 x GA Universal


A estrutura de conta do GA4 também sofre mudanças frente ao Universal. O que antes no Universal era separado em Conta, Propriedade e Vista, agora é separado em Conta, Propriedade e Fluxo de Dados. 

Você agora pode medir seu site, seus aplicativos IOS e Android e, também, um fluxo que seja site + app — inclusive o nome do GA4 inicialmente era Web + App — justamente pelo fato de você conseguir mensurar os dados dessas 2 formas. 

 

E o que acontece com a conta do GA Universal?


Em junho de 2023, as contas do GA Universal vão parar de coletar dados, ou seja, não teremos mais nenhum dado novo na plataforma. Acessando o site no tempo real do Universal, aparecerá zerada a contagem de acessos. Por isso é importante criar o Google Analytics 4! 

Já sobre os dados de históricos, o Google ainda não se pronunciou se eles morrerão ou se ele acabará com a ferramenta. O que sabemos é que os dados não serão coletados, mas será possível ainda acessá-los. 

Por último, se você estava pensando que poderia migrar os dados do GA Universal para o GA4, até o momento isso não é possível e provavelmente não será, pois tudo é diferente, a coleta, as métricas, a UI e assim por diante. 

 

Quer traçar uma estratégia assertiva para elevar o marketing digital da sua empresa? Conte com a gente! contato@awdigital.com.br


*Com informações do site Resultados Digitais