19 de dezembro de 2023

Geração do futuro: Alfas já detêm alto poder de compra e influência no mercado

Detentores de um poder de compra anual de US$ 360 milhões, segundo a Bloomberg, movimentadores de R$ 268 mensais, em média, de acordo com o Mercado Pago.

Estes, por si só, são bons motivos pelos quais a Geração Alfa – nascidos entre 2010 e 2025 – deve, desde já, fazer parte da estratégia de marcas e empresas.

No Brasil, a Geração, cujos membros mais “experientes” completam 13 anos em 2023, representa 17% da população nacional e a demografia do grupo também é significativa no panorama global. Projeções apontam que em 2025 o planeta abrigará 2,5 bilhões de Alfas – o que fará deles a maior geração da história da humanidade, conforme aponta o estudo “O fenômeno Alfa”, produzido pela WGSN em parceria com a Meio & Mensagem.


O estudo aponta, também, que embora a ascensão dos Alfas ao protagonismo econômico global deva ocorrer por volta de 2030, a geração já exerce notável influência sobre tomadas de decisão de compra e, por conseguinte, sobre a performance das marcas.


Neste contexto, 88% dos pais são influenciados pelos filhos enquanto fazem compras em shoppings ou supermercados e 70% dos pais latino-americanos são persuadidos pelos filhos quanto às decisões de compras em categorias como brinquedos, entretenimento, vestuário, calçados e fast food.


Voltando o foco da análise para o Brasil, o estudo identificou que o mercado nacional de produtos infantis arrecada R$ 16 bilhões e cresce 14% anualmente – um desempenho impulsionado pelo fato de que mais da metade da população que se encaixa na faixa etária de 10 a 13 anos possui o próprio telefone celular, o que permite a identificação e a associação com diferentes marcas desde muito cedo.

 

Dialogar com essa geração exigirá preparo por parte das marcas, incluindo melhores experiências físicas e experiências digitais mais personalizadas.


Quer traçar uma estratégia assertiva para elevar o marketing digital da sua empresa? 

Conte com a gente! contato@awdigital.com.br