6 de fevereiro de 2014

Restrições geográfica e de período de exibição de anúncios como forma de otimização da verba.

Frequentemente recebemos aqui na agência telefonemas e e-mails de empresas relatando que suas campanhas de Google AdWords não estão dando o retorno esperado ou que estão gastando muito dinheiro para atrair cliques de pessoas que não são os consumidores potenciais de seus produtos ou serviços.

Este tipo de situação pode acontecer por vários fatores, mas hoje falaremos especificamente de dois deles, as restrições geográfica e de período de exibição dos anúncios.

O painel de controle do AdWords nos permite configurar em quais regiões do país e quando nossos anúncios devem aparecer.



Se você tem uma rede de restaurantes delivery que entrega em toda grande São Paulo, de quinta até domingo, das 18h00 às 02h00, onde e quando você gostaria de exibir seus anúncios?

É claro que seu interesse deve ser pela exibição dos anúncios do delivery apenas para quem está pesquisando por este serviço na grande São Paulo e também no período (dia e horário) em que seus restaurantes estejam funcionando! Afinal, do que vale uma pessoa que esteja procurando comida em domicílio no Rio de Janeiro ver o seu anúncio e clicar nele? Com toda certeza foi um clique (e dinheiro) perdido pois você não poderá atender aquele pedido.

Da mesma forma, se uma pessoa da grande São Paulo quiser receber seu almoço em casa e clicar no seu anúncio, novamente verba perdida uma vez que você atende apenas na parte da noite/madrugada (das 18h00 às 02h00), certo? A mesma coisa vale para o dia da semana. Se alguém pesquisar por delivery na segunda ou terça-feira de nada irá adiantar o Google exibir seu anúncio pois a pessoa irá ligar no restaurante e não haverá resposta.

Podemos pensar em diversos outros exemplos, como uma cooperativa de taxistas que atende determinada cidade ou região, uma rede de clínicas de estética ou massagem, empresa de manutenção de equipamentos, etc.

Como toda certeza, se sua empresa se encaixa neste tipo de cenário e você configurar corretamente as restrições, terá um aproveitamento bem maior da verba investida e a possibilidade de receber cliques “válidos” será bem maior!

Leia aqui um post nosso sobre algumas ações básicas para configurar uma campanha do AdWords. Acredito que irá ajudar!

Até a próxima!

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