27 de novembro de 2014

Importância da Arquitetura da Informação para SEO em websites

Em 2009 o Google fez uma atualização em seu algoritmo de busca que ficou conhecido como “MayDay Update”. Esta atualização é válida até hoje e exerce grande influência no rankeamento orgânico dos websites.

Esta atualização valoriza a arquitetura da informação nas páginas de um website, ou seja, a forma com que o conteúdo era distribuído e ligado entre si nas páginas e privilegia as pesquisas chamadas “Long Tail”.

Neste post vamos dar algumas digas importantes para você levar em consideração no momento da criação do layout e conteúdo das páginas do seu website.

Toda página do seu website deverá ter uma função/objetivo claro e tenha isto em mente ao criar a página.

Uma página pode ter como objetivo principal a geração de formulário de contato, a apresentação de conteúdo institucional ou promocional, exibição de um determinado vídeo ou galeria de fotos.

Lembre-se que as páginas que exibem seu produto ou serviço tem que estar a um ou no máximo 2 cliques de distância da home. Não esconda sua página importante!

Os “breadcrumbs” ou também conhecido como “migalha de pão” é um item importante na arquitetura da informação pois informa o usuário e o Google o caminho para determinada página e a forma com que as páginas do site estão divididas.

Por exemplo, se buscarmos no site Submarino por livros nacionais de romance, o site irá construindo um “caminho” da home até o destino final e isto também torna mais fácil para o Google identificar que este site conta com uma categoria de livros, uma sub-categoria de literatura nacional e uma terceira de romance.

Veja no print abaixo:


Outro ponto importante são as “heading tags”, que já falamos num post passado (clique aqui para ler).

Elas determinarão a hierarquia de importância dos assuntos/temas dentro da página do seu website e por isso é de extrema importância conseguir dividir bem os assuntos para determinar as “heading tags”.

Nas páginas do seu website é fundamental conseguir relacionar o assunto da página com outras páginas, porém é importante que elas sempre tenham relevância entre si. Assim como fizemos neste post, ao indicar o conteúdo sobre “heading tags” e faremos mais pra frente também.

Dê opções e alternativas de novos conteúdos. Se o usuário está numa página que fala sobre determinado livro nacional de romance, em primeiro lugar, insira links para outros títulos de romance brasileiros. Caso não tenha outros títulos, busque então romances estrangeiros. Pode ser que também atendam às necessidades do usuário.

Este é o conceito de Link Building, onde neste caso é feito dentro do próprio site não com sites externos.

Lembre-se de sempre otimizar as imagens, sejam elas fotos de uma galeria, imagem ilustrativa de um texto ou um banner promocional. É fundamental o Google conseguir “enxergar” o que contém aquela imagem e o título o ajudará nisto.

Posicione imagens de um determinado texto próximo à ele, de preferência no meio ou ao lado pois o Google faz avaliação de imagens por contexto, ou seja, ele dá mais peso a uma imagem que esteja bem posicionada em relação ao conteúdo da página.

No meu ponto de vista, o item mais importante do trabalho de arquitetura de informação é o Conteúdo Relevante pois sem ele seu site torna-se irrelevante e sem graça, tanto para o usuário como para o Google.

Ao escrever os textos do seu website, o faça de forma natural e procurando utilizar variações e sinônimos das palavras-chave de maior importância daquela página. NUNCA escreva pensando apenas no Google pois se o texto ficar de alguma forma artificial ou tendencioso para determinada palavra-chave, seu website será punido. Pense primeiro no usuário e depois no Google e não o contrário.

Procure escrever textos claros, utilizar imagens ilustrativas, vídeos, links para outras páginas de seu website e também outros websites (referências de mercado, blogs sobre o assunto, fóruns de discussão, etc.).

Esperamos que as dicas tenham sido úteis.

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br
Autor: Arthur Freire

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