26 de setembro de 2013

Como Funciona a Busca Orgânica?

A todo momento, milhões de pessoas acessam a internet em busca de informações e muitas delas podem estar atrás do seu produto ou serviço.

Nada melhor que aparecer para estes usuários justamente neste momento, não é?

Para isto, o Google (vamos ter este buscador como referência por representar 90% das buscas realizadas no Brasil) leva diversos fatores em consideração para posicionar os websites entre os que estarão no topo ou ao final da página, na segunda ou terceira página e assim por diante.

Alguns destes fatores são divulgados pelo Google e outros não. Os não divulgados acabam sendo identificados de acordo com a experiência dos consultores em otimização, que fazem diversos testes e avaliam as respostas do Google em relação ao posicionamento do website em questão.

No momento da pesquisa do usuário e em que o Google deverá escolher o posicionamento dos websites, sabemos que fatores importantes para um bom posicionamento são:

1)     URLs amigáveis. Aquelas URLs como www.meusite.com.br/?x23g não dizem nada para o Google. Se ele não entende, não irá posicionar bem o site. Por exemplo, se sua página apresenta serviço ou o principal assunto é Links Patrocinados e SEM, a URL amigável seria: http://www.awdigital.com.br/atuacao-links-patrocinados-sem.php





2)     Title. Os títulos das páginas são muito importantes também para o Google saber a que se refere aquela determinada página. Neste caso, se minha página fala sobre otimização de websites (SEO), um title relevante seria:



3)     Keywords. Uma boa escolha das palavras-chave é fundamental para otimização. Cada página do seu website deve conter as palavras-chave correspondentes ao assunto da determinada página.

4)     Conteúdo. Um conteúdo relevante e com grande vínculo com o termo pesquisado pelo usuário é fundamental. Algumas (poucas) repetições e sinônimos de termos chave, assim como adjetivos relacionados aos termos, ao longo do texto da página também podem lhe ajudar num melhor posicionamento do seu website. Nunca copiem conteúdo de outros sites!


5)     Description. A descrição de cada página é importante não apenas para posicionamento no Google, mas também para que o usuário veja em poucas palavras um resumo do que irá encontrar ao acessar seu link. A “description” são as palavras na cor preta que aparecem logo abaixo do link do site (geralmente na cor preta). Veja exemplo:

     

Estas cinco dicas são as básicas, mas existem outros fatores que influenciam no rankeamento dos sites, porém não é tema para este post.

Assim que o Google define quais os sites mais relevantes para o termo de pesquisa do usuário, ele apresenta em sua página de pesquisa e não cobra nada caso o usuário clique no seu link.

Como nunca saberemos exatamente todos os fatores que o Google leva em consideração para o posicionamento na busca orgânica, as empresas tem que estar em constante atenção com o posicionamento de seu website e implementar melhorias/otimizações continuas.

Até a próxima!


Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.