Ok, então está tudo pronto para você começar a vender, certo? Errado. Um fator de grande importância ao iniciarmos um estudo para venda de algum produto ou serviço na internet não é apenas entender O QUE as pessoas procuram, mas também QUANDO elas procuram pelo que você está oferecendo.
Sabendo em quais épocas do ano seu produto é mais procurado, facilitará bastante sua definição de verba de marketing (on-line e off-line) para que você não ofereça algo no momento em que o mercado não está disposto a comprá-lo.
Mas, como conseguimos esta informação? Há varias formas, uma das melhores que conheço é a ferramenta de avaliação de sazonalidade de buscas do Google.
Como daqui a pouco o Brasil todo estará pensando no Carnaval (hotéis, passagens aéreas, ingressos para shows, camarotes, abadás, etc.) vamos utilizar este evento, que surgiu na Grécia cerca de 500 anos A.C., como exemplo.
Vamos fazer uma simulação para avaliar quando as buscas por termos relacionados ao evento acontecem (o intervalo de tempo selecionado foi de janeiro a dezembro de 2013).
Apenas para ilustrar esta primeira situação, eu selecionei três termos com cores diferentes:
Linha Azul = abadá
Linha Vermelha = pacote para carnaval
Linha Amarela = hotel carnaval
Por esta simulação, podemos notar que as buscas por este assunto começam a aumentar no fim de janeiro e tem o pico em fevereiro, e se mantém extremamente baixo o resto do ano todo, ou seja, não podemos esperar muito retorno de alguma campanha vinculada ao Carnaval que aconteça em outubro, novembro, etc...
Além da sazonalidade da busca, conseguimos também identificar os termos que são mais buscados e assim focar a comunicação (ou o produto) de acordo com os termos de busca.
No gráfico acima, vemos que há um número muito maior de pessoas procurando apenas por hotéis para o carnaval (linha amarela) do que procurando pacotes para o carnaval (linha vermelha) e podemos também ver que a procura pelos famosos abadás é bem alta.
Quando pensamos em Carnaval, logo nos vem a cabeça Salvador e Rio de Janeiro, certo? Mas qual dos 2 destinos realmente é o mais procurado?
Veremos:
Duas linhas sobressaíram tanto em relação às outras que quase nem as enxergamos mais.
Estas duas linhas são: Verde = Carnaval Salvador e Roxa = Carnaval Rio de Janeiro. Pelo que vemos, a procura pelos dois destinos é bem parecida.
Com esta simulação, temos uma ideia inicial de quais palavras-chave devemos ou não patrocinar na campanha do Google e também qual a melhor época para investir na campanha.
Obviamente, esta simulação pode ser feita com diversas palavras, de todos os segmentos imagináveis da economia.
Claro que utilizamos aqui um evento que qualquer pessoa sem muita experiência em marketing consegue imaginar que as buscas por termos relacionados aumentam drasticamente nesta época do ano.
Utilizaremos então outra situação.
Imaginemos que somos donos de uma loja de eletroeletrônicos e nossa verba para Google AdWords seja limitada porém precisamos divulgar nossos televisores. Em qual época as pessoas estão mais aptas a comprar meu produto? Em qual época minha chance de êxito nas vendas é maior?
Vemos que temos um primeiro pico de procura pelos termos em novembro um outro pico no final de dezembro – um sinal claro de que muita gente ganhou este tipo de produto do “papai noel” no natal!
Em suma, esta é uma ferramenta extremamente útil para a configuração das campanhas de Google AdWords, uma vez que trás diversas informações relevantes, tais como QUANDO as pessoas mais pesquisam por determinadas palavras-chave e também QUAIS termos são mais ou menos procurados.
Até a próxima!
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