27 de fevereiro de 2017

Como melhorar a campanha de Links Patrocinados

Gerenciar uma campanha de links patrocinados é uma tarefa que requer muitos detalhes. Mas, você sabe o que fazer para otimizar sua campanha de Google AdWords?

São tantas informações que muitas vezes você não tem certeza do que olhar para tomar decisões, certo? Não sabe o que fazer em primeiro lugar para melhorar os resultados?

Confira aqui algumas dicas para otimizar o desempenho da sua campanha de links patrocinados.


De acordo com o ex-Googler Frederick Vallaeys, o segredo do sucesso do AdWords é otimizar regularmente os aspectos mais importantes das suas campanhas para atingir o seu objetivo.

Quais são as dicas para otimizar as campanhas de links patrocinados?


  • Canal e campanha

Quando você está anunciando em vários canais ou campanhas, é importante ver qual canal está funcionando melhor para atingir seu objetivo. Depois de ter entendido quais canais e campanhas estão entregando os melhores resultados, faça adequação no seu orçamento.

  • Orçamento e impressão

Outro aspecto para otimizar seu orçamento é verificar a parcela de impressão perdida na rede de pesquisa (por orçamento). É importante que as campanhas de melhor desempenho obtenham a maior parte do seu orçamento. Portanto, reveja este KPI (especialmente para as campanhas de alto desempenho que perdem potencial de impressões devido ao orçamento).

  • Ajustes de lance

Os ajustes de lance podem ser feitos em vários níveis diferentes. O ajuste de lance tradicional é feito no nível de palavra-chave - isso é o básico. Mas, verifique também os ajustes de lance por dispositivo, hora do dia, local, público-alvo e muito mais. Isso pode fazer muita diferença.

  • Hora do Dia e Dia da Semana

Ajustar lances por hora do dia é um aspecto que você pode otimizar. Outra maneira a considerar é excluir determinadas horas do dia, ou dias da semana, com base no desempenho dos anúncios e características do seu negócio. Isso garante a maximização dos resultados.

Confira aqui um post interesse sobre o assunto já publicado neste Blog.

O exemplo abaixo mostra um custo por conversão muito maior durante as primeiras horas da manhã. Para otimizar a campanha, considerando a importância de reduzir o custo por conversão, você poderia exibir anúncios durante as horas de maior desempenho (entre 6h e 23h) e excluir o restante, da meia-noite até às 6 horas da manhã.





  • Localização

Os resultados obtidos por localização são extremamente importantes. Algumas Cidades ou Estados desempenham melhor que outros. Assim, ao analisar as informações de conversão ou custo por clique (CPC) de cada local, faça ajustes da mesma maneira que o item anterior, removendo locais que não obtém os resultados esperados.

  • Análise de consulta de pesquisa e palavras-chave negativas

Olhando para o que os usuários estão realmente procurando e como isso é combinado com suas palavras-chave traz muita luz sobre como funciona a lógica de pesquisa, mas também ajuda a identificar consultas ou partes de consultas que você não deseja aparecer. Este é o lugar onde as palavras-chave negativas entram em jogo e são cruciais para evitar gastos desperdiçados.

Confira aqui um post já publicado neste Blog sobre Palavra-chave Negativa.

  • Exclusão de parceiros de pesquisa

Os Parceiros de Pesquisa do Google são, infelizmente, um dos poucos elementos nos Links Patrocinados que você não pode aplicar ajustes de lance. Você inclui ou exclui os Parceiros de Pesquisa do Google. Assim, é importante observar o desempenho entre os Parceiros de Pesquisa em uma Campanha de Display.

  • Palavra-chave

Os ajustes de lance de palavras-chave já foram mencionados. O outro aspecto das palavras-chave a rever é simplesmente o desempenho delas em relação ao seu objetivo. Sempre há palavras-chave que não geram resultado, mesmo depois de fazer ajustes de lance e testar em diferentes tipos de correspondência. Nestes casos, essas palavras-chave precisam ser removidas. Simples assim, sem dó.

  • Páginas de destino

Por incrível que pareça, as páginas de destino dos anúncios são o aspecto mais negligenciado de otimização quando se trata de desempenho, mas talvez o mais importante. Às vezes, apesar dos melhores esforços para melhorar os resultados de uma campanha, os clientes não estão dispostos a investir em layout ou experiência do usuário nos seus sites, o que é realmente uma vergonha.

Mas, por que as páginas de destino são o item mais importante? Simplesmente porquê as páginas de destino são as responsáveis ​​pela conversão dos usuários. As palavras-chave e os anúncios levam usuários para seu site. Mas é só aqui que eles podem converter, seja para preencher um formulário, ler um conteúdo ou fechar uma compra.

  • Cópia do anúncio

Realizar cópia de anúncio e testar variações nas mensagens é outro aspecto dos links patrocinados que deve ser testada e otimizada. Quais anúncios têm a taxa de cliques mais alta? Quais têm o menor custo por conversão? Depois de um tempo de campanha rodando você verá grandes diferenças entre os diversos anúncios. Mantenha os que estão dando mais resultado e exclua os outros. Depois disso, crie mais variações e continue o processo.

  • Dispositivo

O desempenho do dispositivo também é um aspecto importante a ser revisado. Suas páginas e páginas de destino são mesmo compatíveis com dispositivos móveis? Como suas campanhas são executadas no Celular X Computador X Tablet? Os ajustes precisam ser feitos para um determinado dispositivo ou mesmo excluídos de uma campanha.

  • Público

Por fim, reveja como suas listas de remarketing do Google estão sendo executadas na pesquisa e faça ajustes. Ou, se você estiver usando dados demográficos para a pesquisa, como está um determinado público (ou seja, faixa etária) em relação aos outros?

Confira aqui um post que já foi publicado neste blog sobre Remarketing.

Quais dos pontos acima você deve otimizar primeiro para ter as melhores chances de sucesso nas campanhas de links patrocinados?


Esta é uma pergunta bastante difícil e que recebemos constantemente na AW Digital. Antes, de seguir um passo a passo, a primeira regra é ter uma boa compreensão do seu objetivo. Você precisa obter tráfego, gerar leads, reduzir custo por conversão, reduzir o CPC Médio, otimizar ROI?

Então, qual é o seu objetivo?


Por exemplo, suas campanhas recebem muitos cliques com alto CTR, mas poucas conversões? Então, veja primeiro as consultas de pesquisa para se certificar de que eles são relevantes e estão levando visita qualificada. Em seguida, dê uma olhada em suas páginas de destino para se certificar de que elas seguem as melhores práticas. Recomendamos também olhar para o desempenho por dispositivo, para ver se há uma diferença importante entre eles que um usuário está usando.

Fato é: existem vários aspectos diferentes das campanhas de links patrocinados que precisam ser revistos, analisados ​​e otimizados regularmente.

#AWDigital

*Este post foi traduzido e adaptado do post original em inglês https://www.searchenginejournal.com/12-ways-optimize-paid-search-campaign-matters/181138/, de Joe Castro, Diretor da Fathom, agência de marketing digital e analytics.

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