A mesma lógica
acontece com os e-mails que elas recebem em suas caixas. São diversas
mensagens, de muitas pessoas e empresas tentando contato para apresentar algum produto ou serviço, solicitar um tempo para agendar reuniões, disputando a atenção do executivo.
Mas como
conseguir se destacar no meio de tantas mensagens e fazer com que o prospect
identifique o seu e-mail como importante e prioritário na fila de leitura, ou
ainda, que ele não seja escolhido para ir direto para a lixeira sem ser aberto?
A ferramenta de
e-mails Yesware fez uma análise em 116.000 e-mails enviados entre 2015 e 2016 e
chegou a várias conclusões úteis para nossas mensagens.
Títulos com
poucas palavras tem uma taxa de abertura maior do que títulos longos.
Já se foi a
época em que colocar perguntas nos títulos era uma boa técnica para aumentar a
taxa de abertura. Outra tática inútil atualmente é escrever “Tenho uma dúvida”
também não desperta mais a curiosidade das pessoas para abrirem seu e-mail.
Exclamação no
título também é outra péssima estratégia, isto porque além de parecer um e-mail
padrão, o fato de ter a exclamação aciona a “luz amarela” dos filtros anti-spam
dos servidores de e-mail e é bem provável que sua mensagem nem mesmo chegue na
caixa de entrada do cliente.
Indicações de
“Fwd:” (foward) e “Re:” (reply) aumentam exponencialmente a probabilidade de
abertura da mensagem pois o interlocutor sabe que a mensagem é referente a uma
conversa já existente. Mas não vale inserir estas siglas só para enganar o
prospect para que ele abra a mensagem pois quando abrir e notar que não se
trata de uma conversa já iniciada anteriormente, ele passará a ter uma imagem
negativa de você e da empresa por se sentir enganado.
O estudo também mostrou
que a taxa de abertura de e-mails encaminhados “Fwd” cai drasticamente quando
são recebidos no celular. No desktop a taxa de abertura é de 48,8%, já a taxa
no celular cai para 12,4%.
Números são bons
aliados para melhorar a taxa de abertura. Mostre resultado de algum case real, ex: “Como aumentamos 10% as
vendas no e-commerce XYZ” ou “Podemos aumentar 15% seus leads via formulário”,
ou “Entenda como reduzir 20% seu custo de aquisição de clientes”.
Ninguém está
desesperado para assistir ao seu webinar, então o convite no título do e-mail
não irá sensibilizar o prospect pois hoje em dia recebemos dezenas de convites
para webinars.
O título com maior índice de abertura
foi aquele com as primeiras letras maiúsculas das palavras (igual já é indicado
a ser feito em anúncios no Google Ads), ex: “Agendamento de Reunião
de Apresentação de Software”.
Outra dica
interessante é de quando for enviar e-mail para mais de um destinatário, ao colocar apenas 1 e-mail no campo destinatário e os demais no campo de cópia, a
chance de abertura e resposta é maior do que se colocar todos os e-mails no
campo de destinatário. Isto acontece pelo fato de que quando todos estão no
mesmo campo, ninguém assume a frente para responder a mensagem e assumir o
assunto. O e-mail fica “sem dono”.
Atualmente
existem diversas ferramentas para auxiliar no gerenciamento de prospecções via
e-mail como Yesware, HubSpot, MailTrack, Tout e Tellwise.
Todos estes
contam com versões gratuitas (alguns por alguns dias de teste) e versões pagas,
com mais recursos.
Algumas funções
comuns a quase todos eles são alertas quando o destinatário recebe e abre o
e-mail (a ferramenta registra quantas vezes o e-mail foi aberto, os horários e
até a cidade onde o destinatário estava quando abriu o e-mail), alerta quando
algum arquivo anexo é visualizado e agendamento de envio de mensagens para
horário futuro.
Como tudo isto,
lembre-se de sempre definir o título de seus e-mails de prospecção com atenção
fazer testes com diferentes títulos até descobrir qual estilo chama mais a
atenção de seus prospects.
Boas vendas!
Se você precisar
de um bom planejamento e estratégia para envio de e-mails de prospecção e e-mails
marketing ou newsletter na sua empresa, entre em contato conosco! contato@awdigital.com.br
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