24 de março de 2022

Quais são os impactos do metaverso na forma de fazermos marketing digital?

O futuro chegou!

Desde que o metaverso foi anunciado como não apenas uma possibilidade, mas um projeto real, tornou-se um fato que a realidade virtual e aumentada está apenas a alguns passos de ser o nosso próximo “normal”. Enquanto a novidade ganha forma e, sabendo que ainda levará algum tempo para que a maior parte da população tenha acesso a ela, podemos começar a nos planejar.

Alguns exemplos são os jogos Roblox e Fortnite, que já têm eventos próprios dentro de seus universos, inclusive com artistas de verdade realmente se apresentando em shows para milhões de usuários. Também temos o exemplo da Nike, que solicitou uma série de patentes para o uso da marca no mundo digital, garantindo seus direitos de reprodução de imagem virtualmente. 

 O que devemos esperar do marketing no metaverso?


Em primeiro lugar, é preciso compreender que estamos falando de uma nova realidade em diversas esferas.


Pensamos logo no âmbito social, porque é o que conhecemos mais profundamente na internet: redes sociais e espaços para interação.


Mas o metaverso vai além, sendo também um ambiente para trabalho, para experiências variadas e para compras. 


Produtos poderão existir apenas dentro do metaverso e ainda assim serem adquiridos por moedas físicas (ainda que as criptomoedas certamente sejam importantes de serem acompanhadas).


Quer uma prova? A Mars House, uma casa inteiramente digital, foi vendida no ano passado por 288 ethers, uma criptomoeda com custo equivalente a mais de 500 mil dólares.


As vendas por redes sociais já são uma realidade relevante atualmente, com potencial para seguir crescendo cada vez mais.


Facebook e Instagram já são marketplaces próprios, com milhões de lojas espalhadas entre os perfis comerciais, e nem é mais necessário sair da plataforma para realizar a compra.


No metaverso, a ideia será a mesma: o usuário poderá descobrir o produto, experimentar e adquirir, tudo no mesmo local virtual. 


Quer melhorar a performance do marketing digital do seu negócio? Conte conosco! contato@awdigital.com.br


*Com informações do site Oficina da Net