24 de janeiro de 2024

👀 O celular está ouvindo nossas conversas? Duas empresas dos EUA dizem que sim

Sabe quando vocĂȘ fala com a pessoa ao lado e aĂ­ começam a aparecer propagandas, no seu smartphone, relacionadas a algo que vocĂȘ disse? A hipĂłtese sempre foi considerada um mito, lenda urbana. Mas, agora, duas empresas de marketing digital foram flagradas fazendo isso.

Elas nĂŁo sĂł dizem ter a capacidade de ouvir conversas em tempo real, usando o microfone do celular, como oferecem os dados a potenciais anunciantes.

Os casos foram revelados pelo site americano 404 Media, e causaram espanto.

O primeiro deles envolve o Cox Media Group (CMG), conglomerado que é dono de um grande provedor de internet no país, e também oferece serviços de

marketing digital – incluindo um chamado Active Listening (“escuta ativa”, em inglĂȘs).

“É verdade. Os seus dispositivos estĂŁo escutando vocĂȘ. Com o Active Listening, o CMG agora pode usar dados de voz para direcionar sua publicidade para as EXATAS pessoas que vocĂȘ procura”, afirmava o site da empresa.

O 404 Media publicou uma segunda reportagem revelando que outra empresa de marketing, a MindShift, oferecia exatamente a mesma coisa a anunciantes.

AlĂ©m de ser mencionado no site da MindShift, o serviço tambĂ©m foi mencionado por um dos fundadores da empresa, Andy Galeshahi, no podcast oficial dela. “VocĂȘ jĂĄ falou sobre alguma coisa, e aĂ­ viu um anĂșncio dela? Somos nĂłs. NĂłs distribuĂ­mos essa tecnologia.”  

A MindShift dizia ter acesso aos “microfones de milhĂ”es de dispositivos”. Ao ser procurada pelo 404 Media, apagou as pĂĄginas com informaçÔes a respeito, e nĂŁo quis dar entrevista.

Os dois casos apontam que a escuta de conversas Ă© uma prĂĄtica real, e jĂĄ estĂĄ sendo usada pela indĂșstria de publicidade online.

É difĂ­cil se defender dela, pois os aplicativos que solicitam o uso do microfone muitas vezes tambĂ©m tĂȘm razĂ”es legĂ­timas para tanto (como permitir a busca por voz). Se vocĂȘ negĂĄ-lo, alguns recursos dos apps poderĂŁo ficar inoperantes.

Dito isso, talvez seja uma boa ideia checar as permissĂ”es dos apps que vocĂȘ tem instalados.

No Android, clique em ConfiguraçÔes => Apps, selecione o aplicativo suspeito (em princípio, todos são) e clique em PermissÔes.

No iPhone, clique em Ajustes => Privacidade e segurança e entre no item “RelatĂłrio de Privacidade dos Apps”.


Vamos ficar de olho!

E lembre-se: estamos aqui para potencializar o seu negĂłcio atravĂ©s do marketing digital. 

Conte com a gente! contato@awdigital.com.br


Com informaçÔes do site da revista Super Interessante