10 de setembro de 2013

O que significa SEO, SEM, CPC, CPM, CPA, CPD?

Pessoal, estive pensando o quanto de siglas temos neste mundo de marketing digital e para que serve cada uma delas.

Por isso, resolvi fazer este post para ajudar aqueles que ainda se confundem com a sopa de letrinhas da web.

            SEO: Search Engine Optimization ou Otimização para Ferramentas de Busca visa melhorar o posicionamento orgânico do seu website para determinados assuntos, gerando assim maior exposição e cliques. Importante frisar que os cliques gerados via busca orgânica são gratuitos, então é fundamental ter um site constantemente otimizado. Entenda aqui como funciona o SEO no Google.


         SEM: Search Engine Marketing ou Marketing em Ferramentas de Buscas é o trabalho de divulgação de websites em mecanismos de busca, tal como o Google. O formato mais usual aqui é o custo-por-clique, onde o dono do website só pagará pelos cliques efetivamente realizados. Campanhas bem feitas geram retornos rápidos, levando alto número de usuários ao site e também gerando vendas ou leads comerciais. Existem três caminhos para divulgação de websites em SEM. Campanhas de texto, shopping e campanhas de display, que é a exibição de banners publicitários vinculados a um determinado assunto definido pelo dono do site. Veja aqui algumas dicas para melhorar sua campanha de links patrocinados

  CPC: Custo-por-clique é o formato comercial onde você paga apenas pelo clique efetivamente realizado no anúncio. O valor do clique varia de acordo com a palavra-chave em questão, com a relação que a palavra-chave tem com o website de destino, com o grau de concorrência pela palavra-chave, e com grau de otimização do website de destino. Um bom trabalho de gestão de campanhas de links patrocinados e o acompanhamento constante das palavras-chave podem reduzir consideravelmente o CPC médio da campanha, gerando assim uma economia para o anunciante.

 CPM: Custo-por-mil significa que o anunciante pagará um valor pré-estabelecido a cada mil vezes que o seu banner for exibido no website onde a publicidade está sendo feita. Este formato está caindo em desuso uma vez que o mercado busca soluções de performance e que podem medir melhor o retorno sobre o investimento da campanha. O CPC está tomando o lugar do CPM.

O formato CPM só pode ser utilizado em campanhas de display, ou seja, aquelas em que são veiculados banners/anúncios gráficos e não anúncios de texto.

 CPA: Custo-por-aquisição ou custo-por-ação é o valor pago para se realizar determinada ação dentro do seu website. A ação pode ser a venda de um produto, a inscrição para um evento, assistir um vídeo promocional, o download de um determinado material, etc. Se o seu site tiver banners publicitários, você poderá cobrar pelo formato CPA do seu cliente. Quando o usuário clicar no banner do seu site e for para o site do cliente e lá efetivar determinada ação, o cliente lhe paga o valor combinado pelo sucesso.

CPD: Custo-por-download nada mais é do que o valor pago (ou recebido) a cada download feito no seu site ou no site do seu cliente, caso você venda banners publicitários no seu site.

Bom, acredito que agora a sopa de letrinhas esteja um pouco mais clara, não é?

Até a próxima!


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Um comentário:

  1. Putzz...realmente é uma sopa de letrinhas!!...mas super esclarecedor . Legal!!!

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