3 de setembro de 2013

Aplicativo Snapchat propõe nova forma de trocar mensagens

As redes sociais têm uma capacidade surpreendente de expor a intimidade das pessoas. Todos os dias postamos sobre atividades que realizamos, lugares que frequentamos e pessoas que costumamos ver. 
Está tudo ali documentado e arquivado para quem quiser – ao melhor estilo reality show – dar uma espiadinha. E se essa intimidade pudesse ser compartilhada apenas com uma pessoa? E se ela não pudesse mais ser arquivada garantindo então um teor de impermanência, uma qualidade que já não faz mais parte de nossas vidas digitais? Foi pensando nisso, que 4 estudantes de Stanford (EUA) criaram um aplicativo para celular chamado Snapchat. Do inglês, snap significa uma pausa repentina, um estalo, um momento extremamente rápido. 
E foi justamente isso que os desenvolvedores propuseram: a efemeridade na troca de mensagens. A internet hoje tem um caráter muito passageiro no que diz respeito à velocidade das informações. 
Mesmo que tudo ali fique arquivado em algum servidor potente, as mensagens trocadas, os posts, os tweets, os comentários transitam rapidamente pelas telas digitais abrindo sempre espaço para novos conteúdos que chegam a cada segundo. 
A diferença do Snapchat é que esses conteúdos agora são verdadeiramente efêmeros, ou seja, quem viu, viu, quem não viu, não verá mais. Isso porque o conceito do aplicativo é justamente a impossibilidade de salvar o que lhe foi enviado, além de permitir que o usuário veja a mensagem por apenas alguns segundos. Depois disso, ela é apagada tanto para quem mandou, tanto para quem recebeu.
Essa é uma questão que parece ser muito simplória, mas que foi o que tornou Snapchat um fenômeno, alcançando a 8ª posição de apps mais baixados na Apple Store norte-americana em maio deste ano. 
Ainda, dados indicam que 200 milhões de mensagens são trocadas diariamente e a empresa já está avaliada em US$800 milhões.
.                                      
Ao cadastrar no app, o usuário terá uma lista de amigos, assim como o já conhecido Whatsapp. Então, basta começar a trocar mensagens de vídeo, texto ou imagem. Ao criar uma mensagem, você pode determinar por quantos segundos ela será visualizada pelo destinatário. Feito isso, o destinatário abre a mensagem que é automaticamente apagada fazendo com que a comunicação entre remetente e destinatário seja extremamente rápida e passageira.
Não seria surpresa que muitos usuários já são capazes de burlar o esquema do Snapchat, conseguindo salvar fotos comprometedoras de seus amigos através de printscreens (o remetente é notificado quando isso acontece). Ainda assim o app garante uma intimidade sem fronteiras entre os correspondentes, e atiça a curiosidade, no sentido que o teor da mensagem será sempre uma surpresa para quem a visualiza.
O Snapchat está disponível para Android e iPhone e já começa a virar febre entre os entusiastas brasileiros. E você? O que achou do novo recurso? Faça o teste! Chame seus amigos e compartilhe o que quiser de mais íntimo da sua vida.

Conheça nosso trabalho de marketing nas redes sociais.
Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br

Este post foi uma contribuição de Rafael Puga, nosso webdesigner.

11 comentários:

  1. Esqueci a senha do Snapchat e não consigo recuperar de forma alguma, a opção ''reset'' não aparece.. Já tentei mudar o idioma, e nada! Alguém sabe outra forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, bom dia. Você já tentou entrar em contato com o desenvolvedor do aplicativo?

      Excluir
  2. Andressa, ele realmente não dá opção de mudar a senha. Sugerimos entrar em contato direto com o desenvolvedor. Para facilitar, segue o link: http://support.snapchat.com/

    ResponderExcluir
  3. Como faço para mudar a linguage do snapchat. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não entendemos sua pergunta. Você se refere à linguagem de programação do aplicativo?

      Excluir
  4. Atulizei o aplicativo e esta todo em japones, como faço para mudar de idioma???????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreditamos que você tenha baixado uma versão japonesa. Nossa sugestão é que você desinstale o app e tente instalar uma versão diferente, em português.

      Excluir
  5. Meu SnapChat está em inglês e não sei como passar para o português!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victória, bom dia. Você tentou as configurações do aplicativo? Caso não dê certo, recomendamos que confira também as configurações de idioma do próprio aparelho.

      Excluir
  6. Qual a linguagem de programação utilizada no desenvolvimento do Snapchat?

    ResponderExcluir
  7. Sandra, obrigado pelo contato. Não conhecemos o código fonte do aplicativo então não conseguimos lhe dizer a linguagem utilizada.

    ResponderExcluir

Seu comentário foi enviado com sucesso! Assim que for aprovado, iremos disponibilizá-lo no post.