1 de abril de 2014

SEO On-page e SEO off-page

Otimização de websites é um assunto corriqueiro atualmente. Cada dia um número maior de empresas descobrem a importância do SEO e buscam profissionais para executar este trabalho em seus websites e assim brigar por posições melhores no ranking de pesquisa do Google.

Nesta disputa diária, não é apenas a otimização do próprio website que conta, SEO On-page, mas também o chamado SEO Of-page.

Já vimos neste Blog a importância da otimização, assim como a mecânica de funcionamento da busca orgânica, a importância das keywords, o que são os titles e  descriptions e também o conceito dos headings.


Todos os itens acima fazem parte da otimização on-page. Mas e a otimização off-page, o que é?

Esta é uma otimização realizada fora do seu website, com auxílio do ambiente externo e sites de terceiros, por exemplo:

Link Building: Situação quando sites externos ou páginas de redes sociais “apontam” para seu site através de link para uma determinada página. Neste caso, o Google “entende” que outras pessoas que falam sobre determinado assunto recomendam seu site como fonte de pesquisa e referência de conteúdo e assim lhe atribui uma nota positiva para o tal termo de pesquisa.

Blogs: Ter um blog também conta positivamente para as buscas uma vez que ali você disponibilizará uma grande quantidade de conteúdo relevante para o segmento ou ramo de atividade.

Conteúdo Relevante: Ter conteúdo relevante e original também é fundamental para a melhoria de posicionamento nas buscas, uma vez que o Google “entenderá” que direcionando o usuário para o seu website ou blog, ele será bem suprido de informações. Por isso é indicado também um bom trabalho de assessoria de imprensa que poderá disseminar matérias e conteúdo a seu respeito para diversos veículos de comunicação e quanto mais postagens (boas) sobre você, melhor.

Eventos/Patrocínios: Até mesmo a participação em eventos, como palestrante ou patrocinador auxilia na otimização off-page uma vez que seu logo tipo com o link para seu website estará no site do evento/projeto patrocinado e em comunicados digitais referentes ao evento, além do fato de na situação de palestrante, muitas matérias podem ser veiculadas sobre o evento em que mencionarão a participação de um executivo de sua empresa ou até disponibilização um link para o material de apresentação da sua palestra ou mesmo algum vídeo do evento.

Com isso, podemos ver que o trabalho de otimização não é algo pontual e nem simples de ser feito, não existe milagre nem site otimizado do dia para a noite. É algo a ser trabalhado a todo momento, dentro ou fora do seu website e com a colaboração de parceiros, fornecedores e agências de marketing digital.

Até a próxima!

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