Sabemos que
existem diversas regras da OAB em relação ao marketing jurídico, porém o que vemos com certa frequência é que
advogados e escritórios de advocacia não conhecem o que pode ou não ser feito
no ambiente digital e aqui vamos fazer algumas sugestões de ações de marketing para advogados, baseado no
capítulo IV do código de ética da OAB.
1) Tenha um website moderno e com fácil navegação. Informações como perfil dos
sócios e demais advogados, história do escritório e áreas de atuação são
permitidos. Aproveite para explorar bastante estes pontos para que seu cliente
consiga o máximo de informações relevantes possível. O site é o seu “cartão de
visita”, onde você poderá mostrar seu posicionamento, foco/área de trabalho,
regiões atendidas. Aproveite ao máximo este canal.
Recomendamos que
o layout seja responsivo para visualização em smartphones e seja adotada uma
linha mais sóbria. Banners com chamadas mercantilistas divulgando algum tipo de
promoção, consultas grátis e coisas deste tipo são proibidas. Fuja deste estilo
de comunicação para não ter problemas.
A divulgação de
clientes também é proibida (este é um ponto bastante conhecido por todos).
2) Além da criação do website, no marketing jurídico podemos também fazer
a otimização/SEO do website para que
ele seja facilmente encontrado nas buscas do Google quando os usuários digitarem
termos relacionados às áreas de especialidade do escritório.
3) A presença nas redes sociais é permitida, desde que a comunicação não tenha viés
de autopromoção nem comunique valores ou condições especiais de pagamento.
Aproveite estes
canais para fazer posts informativos sobre determinados assuntos, alterações em
legislação e levar novidades e notícias da área jurídica.
Caso o post
mencione algum advogado, o material deve incluir também o número de registro da
OAB do profissional.
Facebook e
Instagram são redes utilizadas por muitos escritórios, mas não deixe de olhar
também para o LinkedIn. Mostrar conteúdo e expertise profissional nesta rede é
fundamental pois a probabilidade do seu conteúdo passar pela timeline de possíveis clientes é bem
alta. Clique aqui para ler mais sobre divulgação no LinkedIn.
Neste link você poderá conferir mais dicas sobre redes sociais.
4) Ao contrário do que muitos pensam anunciar no Google AdWords é permitido!
É claro que os anúncios devem ser elaborados com a máxima cautela e ter uma
abordagem mais institucional do que comercial. Este é um canal extremamente
valioso para captar novos clientes, uma vez que o site do escritório irá
aparecer na busca do Google no momento que o usuário digitar determinados
termos, ou seja, mostrar a necessidade do serviço jurídico.
Confira aqui 5 dicas para montar uma campanha de Google AdWords.
5) Outra estratégia permitida e
bastante interessante no marketing
jurídico são as newsletters.
Procure montar um calendário de temas a serem abordados nas peças e, se for
possível, enviar determinados temas para públicos específicos, ou seja, enviar
uma newsletter falando sobre a nova reforma trabalhista apenas para clientes e
possíveis clientes que tem interesse na área trabalhista. Newsletter sobre contratos
para o público de interesse neste tema e assim por diante.
Entre as
newsletters com temas específicos, é válido o envio de algo
genérico/institucional onde todos poderão receber o comunicado.
Esta é uma forma
de manter a comunicação ativa com seus clientes e prospects.
6) Crie um blog do escritório e o atualize constantemente. Matérias originais
(sem cópias de outros sites) são boas para os usuários e também para o
posicionamento no Google pois mostra seu conhecimento e domínio no assunto.
O conteúdo do
blog pode virar temas para posts das redes sociais e também para newsletters e
assim seu escritório conseguirá fazer uma comunicação alinhada e integrada nas
3 plataformas (blog, rede social e newsletter).
Leia mais sobre marketing de conteúdo neste link.
Para finalizar,
independente das ações de marketing digital que seu escritório seguir, é
fundamental que todas estas ações sejam monitoradas de perto para que assim
possam identificar os canais que geram mais retorno para o escritório e com
isto fortalecer a comunicação nos determinados canais e tirar o máximo de
proveito do marketing digital!
Entenda aqui a importância das métricas na internet.
A cada dia o
mundo fica mais conectado e é fundamental que seu escritório acompanhe estas
mudanças e tenha uma boa presença digital e estratégia de divulgação online.
Ainda não sabe muito bem como montar um bom plano de marketing digital para seu
escritório de advocacia? Fale conosco!
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