11 de setembro de 2018

Marketing Jurídico. Dicas e Boas Práticas.

Sabemos que existem diversas regras da OAB em relação ao marketing jurídico, porém o que vemos com certa frequência é que advogados e escritórios de advocacia não conhecem o que pode ou não ser feito no ambiente digital e aqui vamos fazer algumas sugestões de ações de marketing para advogados, baseado no capítulo IV do código de ética da OAB.

1) Tenha um website moderno e com fácil navegação. Informações como perfil dos sócios e demais advogados, história do escritório e áreas de atuação são permitidos. Aproveite para explorar bastante estes pontos para que seu cliente
consiga o máximo de informações relevantes possível. O site é o seu “cartão de visita”, onde você poderá mostrar seu posicionamento, foco/área de trabalho, regiões atendidas. Aproveite ao máximo este canal.

Recomendamos que o layout seja responsivo para visualização em smartphones e seja adotada uma linha mais sóbria. Banners com chamadas mercantilistas divulgando algum tipo de promoção, consultas grátis e coisas deste tipo são proibidas. Fuja deste estilo de comunicação para não ter problemas.

A divulgação de clientes também é proibida (este é um ponto bastante conhecido por todos).

2) Além da criação do website, no marketing jurídico podemos também fazer a otimização/SEO do website para que ele seja facilmente encontrado nas buscas do Google quando os usuários digitarem termos relacionados às áreas de especialidade do escritório.

3) A presença nas redes sociais é permitida, desde que a comunicação não tenha viés de autopromoção nem comunique valores ou condições especiais de pagamento.

Aproveite estes canais para fazer posts informativos sobre determinados assuntos, alterações em legislação e levar novidades e notícias da área jurídica.

Caso o post mencione algum advogado, o material deve incluir também o número de registro da OAB do profissional.

Facebook e Instagram são redes utilizadas por muitos escritórios, mas não deixe de olhar também para o LinkedIn. Mostrar conteúdo e expertise profissional nesta rede é fundamental pois a probabilidade do seu conteúdo passar pela timeline de possíveis clientes é bem alta. Clique aqui para ler mais sobre divulgação no LinkedIn.

Neste link você poderá conferir mais dicas sobre redes sociais.

4) Ao contrário do que muitos pensam anunciar no Google AdWords é permitido! É claro que os anúncios devem ser elaborados com a máxima cautela e ter uma abordagem mais institucional do que comercial. Este é um canal extremamente valioso para captar novos clientes, uma vez que o site do escritório irá aparecer na busca do Google no momento que o usuário digitar determinados termos, ou seja, mostrar a necessidade do serviço jurídico.

Confira aqui 5 dicas para montar uma campanha de Google AdWords.

5) Outra estratégia permitida e bastante interessante no marketing jurídico são as newsletters. Procure montar um calendário de temas a serem abordados nas peças e, se for possível, enviar determinados temas para públicos específicos, ou seja, enviar uma newsletter falando sobre a nova reforma trabalhista apenas para clientes e possíveis clientes que tem interesse na área trabalhista. Newsletter sobre contratos para o público de interesse neste tema e assim por diante.

Entre as newsletters com temas específicos, é válido o envio de algo genérico/institucional onde todos poderão receber o comunicado.

Esta é uma forma de manter a comunicação ativa com seus clientes e prospects.

6) Crie um blog do escritório e o atualize constantemente. Matérias originais (sem cópias de outros sites) são boas para os usuários e também para o posicionamento no Google pois mostra seu conhecimento e domínio no assunto.

O conteúdo do blog pode virar temas para posts das redes sociais e também para newsletters e assim seu escritório conseguirá fazer uma comunicação alinhada e integrada nas 3 plataformas (blog, rede social e newsletter).

Leia mais sobre marketing de conteúdo neste link.

Para finalizar, independente das ações de marketing digital que seu escritório seguir, é fundamental que todas estas ações sejam monitoradas de perto para que assim possam identificar os canais que geram mais retorno para o escritório e com isto fortalecer a comunicação nos determinados canais e tirar o máximo de proveito do marketing digital!

Entenda aqui a importância das métricas na internet.

A cada dia o mundo fica mais conectado e é fundamental que seu escritório acompanhe estas mudanças e tenha uma boa presença digital e estratégia de divulgação online.

Ainda não sabe muito bem como montar um bom plano de marketing digital para seu escritório de advocacia? Fale conosco!  

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