25 de setembro de 2018

Marketing Educacional para Geração de Matrículas


Ao longo dos nossos 10 anos, já atendemos um grande número de instituições de ensino, sejam colégios ou cursos de idiomas e neste período testamos diversas ações de marketing digital para o setor educacional, avaliamos resultados (alguns bons e outros nem tanto) e por isso hoje podemos dividir com vocês um pouco do nosso conhecimento nesta área.

Todo colégio, faculdade, cursos extracurriculares precisam de alunos, algo normal assim como em qualquer outro segmento da economia. Porém, a divulgação e atração de alunos nem sempre podem ser “diretos”. É necessário ter bastante cautela nesta divulgação para não dar conotação
extremamente mercantilista e esquecer os pontos principais como qualidade, método de ensino,
equipe pedagógica, estrutura entre outros fatores/diferenciais.

Neste link você irá entender os principais motivos de não poder ficar de fora destas ações.

Quando pensamos no ambiente digital, diversas ações podem ser feitas com vistas a se apresentar para possíveis alunos (e pais) e esta divulgação não deve ser apenas em época de matrículas. A comunicação deve acontecer ao longo de todo o ano, com alguns momentos de maior intensidade.

De acordo com uma pesquisa da Resultados Digitais e Rock Content, 81% dos colégios já investem em marketing digital.

As instituições que investem no digital tem 9,5 vezes mais leads do que aquelas que não investem.

Abaixo listamos algumas ações de marketing educacional que geram resultados:

:: Website: 
Para nós, é o ponto mais importante e inicial de qualquer estratégia de marketing para colégios (e qualquer outro segmento) mas que comumente são deixados em segundo plano.

Um ambiente com boa estrutura e hierarquia de informações é fundamental para apresentação da escola. 

Páginas específicas para níveis de ensino, galeria de fotos da estrutura, apresentação do método de ensino, história do colégio e até informações úteis como indicação de fornecedores (Vans para levar alunos, cursos de extensão, comércio ao redor [farmácias, hospitais, restaurantes, etc], estações de metrô são importantes para facilitar o dia a dia dos pais dos alunos ou dos próprios alunos, quando pensamos naqueles já de mais idade.

Depoimentos de outros estudantes ou pais também dão mais credibilidade e influenciam positivamente as pessoas na decisão de fechar a matrícula.

Ah! Vídeos também são sempre bem recebidos pelos internautas, sejam institucionais de apresentação do colégio ou também vídeos com dicas sobre matérias e assuntos pertinentes ao colégio.

Como o foco deste post é marketing educacional e geração de matrículas, ter uma página exclusiva para “Matrículas” também irá lhe ajudar!

E claro, um site com layout responsivo para smartphones e devidamente otimizado para buscas do Google é fundamental.

:: Redes Sociais: 
São importantes para manter seu público (pais, alunos, professores e funcionários) atualizados das atividades e novidades do colégio. Procure postar atividades dos alunos, prêmios recebidos, vídeos e novidades. Certifique-se de pode utilizar imagens dos alunos em suas postagens.

Não utilize os posts apenas para divulgar e fazer propaganda do colégio pois isto pode ser mal recebido pelos que seguem a página.

Para apresentar o colégio para um público novo, que ainda não o conhece, invista nos anúncios direcionados do Facebook e Instagram (ads).

Fazendo uma boa configuração da ferramenta, você poderá divulgar sua instituição para a pessoa certa, no momento certo (mães que estejam procurando berçário, ensino infantil ou médio para seus filhos. Pessoas que estejam buscando cursos de idiomas ou de aperfeiçoamento em outros temas são alguns exemplos).

Outro ponto importante é a segmentação geográfica dos anúncios pois pessoas que morem ou trabalhem mais próximas do colégio, tem maiores chances de se matricular.

O acompanhamento das métricas e resultados é fundamental para o sucesso das campanhas.

:: Google Ads:
Mídia paga no Google (links patrocinados) é também uma estratégia importante para apresentar o colégio para pessoas que estejam procurando por um.

Criação de anúncios atrativos, seleção cuidadosa das palavras-chave e outras configurações técnicas irão determinar o sucesso (ou não) de suas campanhas e o consequente aumento na quantidade de solicitações de visitas à escola e efetivação de matrículas. Confira aqui 5 dicas para criar boas campanhas no Google Ads.

:: E-Mail Marketing:
Esta é uma ferramenta que gera excelente retorno porém é utilizada de forma errada ou sem a devida atenção pela grande maioria das instituições ensino.

Apenas criar um layout genérico e disparar o e-mail marketing para toda a base de contatos não surtirá efeito algum. Mensagens genéricas, para um público com interesses distintos é certeza de fracasso.

Organize seus contatos por nível de ensino e crie peças para falar com aquele determinado público-alvo.

Uma mãe com filho no ensino infantil não será atraída por um e-mail marketing falando sobre o sucesso de aprovação nas melhores faculdades. Já a mãe do aluno de ensino médio com certeza levará esta informação em consideração.

Não misture contatos de alunos (ou pais) que já estejam na matriculados na instituição com aqueles ainda não matriculados. Comunicação com foco na geração de matrículas para quem já é matriculado mostra desorganização e também que os alunos estão sendo tratados igual aos não alunos.

:: Waze:
Ainda pouco explorado pelos colégios, esta é uma ferramenta muito boa para divulgar para o público que estiver dirigindo nas redondezas.

Com certeza existem muitas pessoas que moram ou trabalham perto do seu colégio e que não sabem que ele existe e esta pode ser uma forma prática de informar sobre a existência da escola.

O mercado está mudando rapidamente e cada vez mais o seu público-alvo estará no ambiente digital e por isso é fundamental você ter uma boa estratégia de comunicação online.

Se precisar do suporte de nossa equipe para elaborar e executar sua estratégia de marketing digital para geração de matrículas, entre em contato!

Confira aqui nossos trabalhos no segmento de marketing educacional.

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