19 de novembro de 2013

Diferença entre Campanhas, Grupos de Anúncios e Anúncios

No post de hoje vou falar um pouco sobre a diferença entre os conceitos de “Campanha”, “Grupo de Anúncios” e “Anúncios” dentro da conta do Google AdWords, pois noto que  muita gente faz confusão entre eles ou nem mesmo sabem que são coisas distintas.

Por ordem de grandeza (e não necessariamente de importância), temos a Campanha que contém um ou mais Grupos de Anúncios e em cada Grupo de Anúncios temos um ou vários Anúncios.

Para facilitar, segue um esquema abaixo:



CAMPANHAS: 

Configurar a campanha é o primeiro passo para o trabalho de Google Adwords.

É neste momento que definimos se nossos anúncios serão exibidos apenas na rede de pesquisa (aquela barra de busca convencional) ou se divulgaremos também anúncios gráficos/banners, o que chamamos de rede de display.


Após isto definido, será também no nível da Campanha que iremos definir a região geográfica que os anúncios serão exibidos, assim como a verba diária destinada à esta divulgação e configurar ou não as “Extensões de Anúncios”.

Além disto, há a possibilidade de definirmos se temos interesse que o anúncio apareça apenas no Google ou se queremos que a exibição se estenda também aos parceiros do Google.

Em geral, quando temos verbas diferentes para determinados anúncios ou mesmo desejamos que os anúncios sejam divulgados em regiões distintas, o indicado é que sejam criadas Campanhas diferentes.
Uma campanha pode ter um ou vários Grupos de Anúncios.

GRUPO DE ANÚNCIOS:

Os Grupos de Anúncios são utilizados para reunir anúncios e palavras-chave relacionadas ao mesmo tema ou produto.

Por exemplo, uma agência de turismo que vende Cruzeiros, Pacotes para Disney e também Resorts no Caribe não pode exibir um anúncio divulgando uma promoção de Cruzeiro Marítimo para um usuário que buscou pela palavra-chave “Resort All Inclusive”, correto? Afinal, este usuário está procurando por Resort e não por Cruzeiros.

Assim, o correto é fazermos Grupos de Anúncios distintos. Um apenas com anúncios divulgando os Cruzeiros, seus benefícios e descontos, outro divulgando toda a gama de Resorts e o terceiro Grupo de Anúncios seria focado apenas em Hotéis e Pacotes para Disney.

Ao criar os anúncios do Grupo de Anúncios “Cruzeiros”, indica-se selecionar apenas palavras-chave relacionadas a Cruzeiros para que uma pessoa que digite “Pacote Disney Julho 2014” não seja impactada por um anúncio divulgando algo que ela não está buscando – neste caso, Cruzeiros.
Quanto mais direcionadas forem as palavras-chave em relação aos anúncios e à busca do usuário, maior será a possiblidade de conversão (o conceito de “Conversão” já foi explicado em um post passado. Clique aqui para lê-lo novamente).

Um Grupo de Anúncios pode conter apenas 1 ou vários anúncios.

ANÚNCIOS:

Podemos dizer que os anúncios são o ponto de contato entre sua empresa e o usuário e por isso precisam ser bem redigidos. Conter frases impactantes para atrair o possível cliente para o clique e, consequentemente, para o seu website.

O Google estabelece regras de caracteres máximos por linha de anúncio, assim como algumas diretrizes de termos e símbolos que podem ou não ser utilizados nos textos dos anúncios.

Ao ativar os anúncios, o Google passará a exibi-los de forma randômica para testar a efetividade de cada um, e com o tempo começará a exibir com maior frequência aquele(s) que está(ão) dando maior retorno para a campanha, seja em cliques ou conversões (e maior retorno para ele também, uma vez que quanto mais cliques o anúncio tiver, mais o Google está ganhando).

 Nossa sugestão é que você crie ao menos 4 ou 5 diferentes anúncios para que o Google possa ter mais opções na hora de exibi-los e posteriormente você poder analisar com mais propriedade aqueles que estão dando maior ou menor retorno.

Assim, fique sempre muito atento ao organizar suas campanhas, grupos de anúncios e anúncios para conseguir o melhor resultado no Google!

Fazer campanhas no Google AdWords podem gerar muito retorno ao anunciante, desde que sejam configuradas corretamente. Clique aqui e veja o porque você deve fazer links patrocinados.

Até a próxima!

Envie suas dúvidas ou sugestões de posts para: contato@awdigital.com.br

2 comentários:

  1. parabéns pelo artigo, se puder falar também sobre palavras-chaves

    Equipe: negociandotudo.com

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  2. Obrigado pelo contato. Temos um post sobre palavras-chave neste link:http://blog.awdigital.com.br/2014/02/correspondencias-de-palavra-chave.html
    Um abraço,

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